Os sentidos de lugar e espaço geográfico construído por meio do uso do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.28.1.2024.3631Palabras clave:
Ensino de Geografia. Transtorno do Espectro Autista. Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. Inclusão do aluno com autismo na sala de aula regular.Resumen
Este artigo trata das características sensoriais do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), formas alternativas de comunicação e o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) como uma possibilidade para que o aluno com autismo tenha maior interação com os conteúdos curriculares de geografia. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica e pesquisa documental como técnica de coleta de dados, pesquisa de classificação descritiva e técnica de análise de conteúdo. Conhecer as características do autismo contribui na melhor interação, comunicação e, por consequência, no processo de ensino e de aprendizado do aluno com autismo. O desenvolvimento deste trabalho proporcionou reflexão e compreensão sobre algumas particularidades do TEA, o que possibilitou pensar em estratégias que possam contribuir com o ensino de geografia e inclusão do aluno com autismo na sala de aula regular. Por fim apresenta um modelo de PECS adaptado sobre lugar e espaço vivido para qualificar os processos de comunicação e de ensino e aprendizagem do professor de geografia e seu aluno com autismo.