As modificações da paisagem na bacia hidrográfica do rio Pantanarry, município de Oiapoque-Amapá/Brasil

Autores/as

  • Jefferson Oliveira Morais
  • Alexandre Luiz Rauber

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4170

Palabras clave:

Paisagem. Uso da terra. Bacia hidrográfica. Rio Pantanarry.

Resumen

O artigo aborda o padrão espacial e temporal das transformações da paisagem provocadas por ações antrópicas na bacia hidrográfica do Rio Pantanarry. O objetivo foi investigar como o desmatamento pode interferir na qualidade ambiental na área da bacia hidrográfica do rio Pantanarry e as modificações ambientais que o mesmo causa na paisagem com a conversão da floresta em atividades antrópicas afetando o meio ambiente. Foi utilizado como método de pesquisa uma investigação científica, através de uma metodologia de pesquisa a campo, análise de artigos, o mapeamento dos aspectos físicos da bacia, o uso de dados de desmatamento fornecidos pelo PRODES e as modificações temporais do Uso da Terra e Cobertura Vegetal disponibilizadas pela Plataforma MapBiomas. Constatou-se que no período analisado a bacia hidrográfica do rio Pantanarry sofreu um processo acelerado de desflorestamento, principalmente com a conversão da floresta para áreas de campo e pastagens utilizadas para a atividade de pecuária.

Biografía del autor/a

Jefferson Oliveira Morais

Graduado em Geografia – COGEO/UNIFAP.

Alexandre Luiz Rauber

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás IESA/UFG. Atualmente é Professor Adjunto do Colegiado de Geografia do Campus Binacional da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia – PPGEO/UNIFAP.

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Oliveira Morais, J., & Rauber, A. L. (2025). As modificações da paisagem na bacia hidrográfica do rio Pantanarry, município de Oiapoque-Amapá/Brasil. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4170