Inovação no ensino de Geografia e as práticas extensionistas na educação da Baixada Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4179Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Inovação. Extensão. Formação docente. Baixada Fluminense.Resumo
O artigo explora o ensino de geografia na Baixada Fluminense sobre o olhar a inovação pedagógica e das práticas extensionistas. O objetivo geral do texto é analisar a relevância da inovação pedagógica e das práticas extensionistas no ensino de geografia da Baixada Fluminense. A metodologia é de cunho qualitativo, articulando referencial teórico e análise de dois projetos de ensino de geografia. A inovação, nesta pesquisa, está diretamente relacionada à prática pedagógica do professor de geografia e entendida como ruptura paradigmática, atitude que possibilita reconfigurar conhecimentos de modo a anular ou diminuir a distância estabelecida pela Ciência Moderna entre senso comum e conhecimento científico. Já as práticas extensionistas, seguem parâmetros da interação dialógica e da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão na formação universitária. Inovação e as práticas extensionistas são fundamentais como ações formativas de futuros professores de geografia e demais áreas, seja na Baixada Fluminense, em outras regiões do país e em qualquer sistema formativo no mundo.