Geografia na Educação Básica: caminhos possíveis para o pensamento decolonial
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4186Palabras clave:
Geografia. Educação Básica. Decolonial.Resumen
O modelo colonial imposto ao Brasil pelo processo de colonização europeu, enraizado nas estruturas sociais, em especial no contexto educacional e na produção de conhecimentos, traz impactos na educação que ainda se encontra fundamentada pelos ideais colonialistas do saber. O objetivo deste ensaio é analisar e refletir sobre as possibilidades da abordagem de uma Geografia decolonial crítica-reflexiva na educação básica. Como percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica, possibilitando a compreensão sobre questões que permeiam a educação escolar decolonial abordando as dinâmicas de poder e opressão nos espaços sociais, permitindo que estudantes compreendam criticamente como o modelo econômico dominante determina os processos de segregação socioeconômica. Por conseguinte, o ensino de Geografia decolonial na educação básica configura-se como via fundamental no contexto da valorização e reconhecimento dos saberes oriundos do Sul Global que compartilham desafios comuns.