Geografia na Educação Básica: caminhos possíveis para o pensamento decolonial

Autores/as

  • Luis Roberto Rizzi Marraccini
  • Janaina Bonini
  • Maria Eduarda Tozelli

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4186

Palabras clave:

Geografia. Educação Básica. Decolonial.

Resumen

O modelo colonial imposto ao Brasil pelo processo de colonização europeu, enraizado nas estruturas sociais, em especial no contexto educacional e na produção de conhecimentos, traz impactos na educação que ainda se encontra fundamentada pelos ideais colonialistas do saber. O objetivo deste ensaio é analisar e refletir sobre as possibilidades da abordagem de uma Geografia decolonial crítica-reflexiva na educação básica. Como percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica, possibilitando a compreensão sobre questões que permeiam a educação escolar decolonial abordando as dinâmicas de poder e opressão nos espaços sociais, permitindo que estudantes compreendam criticamente como o modelo econômico dominante determina os processos de segregação socioeconômica. Por conseguinte, o ensino de Geografia decolonial na educação básica configura-se como via fundamental no contexto da valorização e reconhecimento dos saberes oriundos do Sul Global que compartilham desafios comuns.

Biografía del autor/a

Luis Roberto Rizzi Marraccini

Professor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Mestre em Docência para a Educação Básica pela Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru – SP. Doutorando em Práticas Sociais e Processos Educativos no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar/São Carlos - SP.

Janaina Bonini

Professora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Mestre em Docência para a Educação Básica pela Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru-SP.

Maria Eduarda Tozelli

Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda em História na Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Rizzi Marraccini, L. R., Bonini, J., & Tozelli, M. E. (2025). Geografia na Educação Básica: caminhos possíveis para o pensamento decolonial. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4186