Escrevivendo a geografia da população em campo

Autores/as

  • Azânia Mahin Romão Nogueira
  • Edla da Silva Marciano

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4197

Palabras clave:

Geografia da População. Geografias Negras. Escrevivência. Saída de campo. Metodologias de ensino.

Resumen

Esse artigo reflete a experiência na disciplina Geografia da População, abordada na Universidade Federal da Bahia em 2024. Enfatizamos a Escrevivência, conceito proposto por Conceição Evaristo, enquanto epistemologia, tendo como base teórico-metodológica o Pensamento Negro, destacando as Geografias Negras. As autoras apontam limitações da abordagem tradicional do componente curricular, defendendo uma construção que incorporou saídas de campo e uma abordagem crítica sobre a população, integrando temas como raça, gênero, trabalho e memória. Estruturado em quatro partes, o artigo oferece perspectivas a partir da visão docente e discente sobre a prática acadêmica, dando ênfase a saída de campo ao centro de Salvador enquanto ferramenta crucial de aprendizagem, para observar as dinâmicas sociais e espaciais, evidenciando desigualdades, especulação imobiliária e exclusão urbana.

Biografía del autor/a

Azânia Mahin Romão Nogueira

Professora substituta no Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Geografia do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia. Mestre e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Edla da Silva Marciano

Técnica em Agroecologia pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas. Licencianda no Curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Romão Nogueira, A. M., & da Silva Marciano, E. (2025). Escrevivendo a geografia da população em campo. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4197