COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA: GEOGRAFIA, GEOPOLÍTICA E IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo Universidade Federal de Uberlândia
  • José Messias Bastos Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Palavras-chave:

Geografia Econômica. América Latina. Geopolítica. Comércio Eletrônico. COVID-19.

Resumo

Neste artigo, o comércio eletrônico é tomado como pauta para uma análise geográfi ca de sua estrutura e de diferentes aspectos. Dentre estes aspectos, apresentaremos alguns rascunhos teóricos sobre a infl uência desta no cenário econômico do Brasil e da América Latina. Para tanto, o texto contextualiza o surgimento dessa atividade no contexto dos novos cenários macroeconômicos, tendo como enfoque a tecnologia de informação e as mudanças na relação entre as empresas, ressaltando-se, assim, a análise das recentes transformações no âmbito da realização da mercadoria, confi gurada na forma do comércio, e sua logística espacial. A análise se apresenta mediante um paralelo entre os fatores que representam a mudança no comércio e sua relação com a indústria trazendo como pano de fundo nesta discussão uma leitura de alguns apontamentos de economistas políticos clássicos como Karl Marx e outros, de forma que o entendimento dessas mudanças pela ciência geográfi ca tenha como ponto de apoio sua dinâmica espacial. Em dezembro de 2019, o mundo tomou conhecimento de uma nova doença que estava se espalhando de forma rápida até a evolução atual em seu estado de Pandemia. A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave, o SARS-CoV-2. E teve sua origem de característica zoonótica e com seu primeiro caso relato na cidade de Wuhan, na China. Os anos de 2020 e 2021 certamente serão marcados pelas drásticas mudanças no comportamento social como forma de prevenção e segurança, mas também pelos impactos trazidos no campo econômico como um todo. Diante disto, este trabalho objetiva analisar o cenário do comércio eletrônico no contexto das transformações macroeconômicas e sua aproximação conceitual com a Ciência Geográfi ca, contextualizado pelas mudanças geradas pelo ambiente da Pandemia de COVID-19 e âmbito de reconfi gurações territoriais, baseado na mobilidade espacial possibilitada pelas novas tecnologias de informação.

Biografia do Autor

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Instituto de Geografi a – IGUFU – Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfi ca, Monte Carmelo/MG, Brasil.

José Messias Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Filosofi a e Ciências Humanas – CFH, Curso de Geografi a, Florianópolis.

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Publicado

2022-07-29

Como Citar

Eduardo Ribeiro de Toledo, P. ., & Messias Bastos, J. . (2022). COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA: GEOGRAFIA, GEOPOLÍTICA E IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 816–848. Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2920