COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA: GEOGRAFIA, GEOPOLÍTICA E IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19

Auteurs-es

  • Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo Universidade Federal de Uberlândia
  • José Messias Bastos Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Mots-clés :

Geografia Econômica. América Latina. Geopolítica. Comércio Eletrônico. COVID-19.

Résumé

Neste artigo, o comércio eletrônico é tomado como pauta para uma análise geográfi ca de sua estrutura e de diferentes aspectos. Dentre estes aspectos, apresentaremos alguns rascunhos teóricos sobre a infl uência desta no cenário econômico do Brasil e da América Latina. Para tanto, o texto contextualiza o surgimento dessa atividade no contexto dos novos cenários macroeconômicos, tendo como enfoque a tecnologia de informação e as mudanças na relação entre as empresas, ressaltando-se, assim, a análise das recentes transformações no âmbito da realização da mercadoria, confi gurada na forma do comércio, e sua logística espacial. A análise se apresenta mediante um paralelo entre os fatores que representam a mudança no comércio e sua relação com a indústria trazendo como pano de fundo nesta discussão uma leitura de alguns apontamentos de economistas políticos clássicos como Karl Marx e outros, de forma que o entendimento dessas mudanças pela ciência geográfi ca tenha como ponto de apoio sua dinâmica espacial. Em dezembro de 2019, o mundo tomou conhecimento de uma nova doença que estava se espalhando de forma rápida até a evolução atual em seu estado de Pandemia. A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave, o SARS-CoV-2. E teve sua origem de característica zoonótica e com seu primeiro caso relato na cidade de Wuhan, na China. Os anos de 2020 e 2021 certamente serão marcados pelas drásticas mudanças no comportamento social como forma de prevenção e segurança, mas também pelos impactos trazidos no campo econômico como um todo. Diante disto, este trabalho objetiva analisar o cenário do comércio eletrônico no contexto das transformações macroeconômicas e sua aproximação conceitual com a Ciência Geográfi ca, contextualizado pelas mudanças geradas pelo ambiente da Pandemia de COVID-19 e âmbito de reconfi gurações territoriais, baseado na mobilidade espacial possibilitada pelas novas tecnologias de informação.

Bibliographies de l'auteur-e

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Instituto de Geografi a – IGUFU – Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfi ca, Monte Carmelo/MG, Brasil.

José Messias Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Filosofi a e Ciências Humanas – CFH, Curso de Geografi a, Florianópolis.

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Publié-e

2022-07-29

Comment citer

Eduardo Ribeiro de Toledo, P. ., & Messias Bastos, J. . (2022). COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA: GEOGRAFIA, GEOPOLÍTICA E IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 816–848. Consulté à l’adresse https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2920