O componente curricular Geografia no Ensino Fundamental: currículos dos estados da região Nordeste
DOI :
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4187Mots-clés :
Currículo. Geografia. Nordeste.Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar como os currículos da região Nordeste construíram a proposta para o ensino do componente curricular Geografia no Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, no intuito de identificar os autores que fundamentam teoricamente o componente curricular Geografia, nos currículos dos estados da região Nordeste. Constatou-se que a Bahia, o Maranhão, o Rio Grande do Norte e o Piauí consultaram empresas e/ou fundações para a escrita dos seus currículos, além da UNDIME e INCME, secretarias estaduais, professores da rede e colaboradores de universidades e institutos. Os principais autores consultados como referência para o texto de geografia nos nove documentos, foram: Helena Copetti Callai, Antonio Carlos Castrogiovanni, Lana de Souza Cavalcanti e Rafael Straforini. No que se refere à autonomia dos currículos em relação à BNCC, há estados que conseguem avançar em suas propostas para o ensino de Geografia e outros se apropriaram quase que exclusivamente da BNCC para definirem como será encaminhado o processo de ensino-aprendizagem.