Para além dos muros da escola: roteiro geoturístico e práticas de educação patrimonial na cidade de Cametá-PA
DOI :
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4190Mots-clés :
Educação. Patrimônio. Escolas de Cametá.Résumé
Preservar o patrimônio, por meio de ações voltadas ao ensino, à participação e ao envolvimento das escolas é fundamental, e a Geografia assume um papel relevante neste processo. Nesses termos, o presente trabalho destaca ações promovidas, a partir de parcerias com escolas de ensino fundamental da rede pública na cidade de Cametá, estado do Pará, com relatos das ações extensionistas como práticas de Educação Patrimonial com alunos do 9º ano do ensino fundamental maior, através da elaboração de oficinas e da realização de roteiros geoturísticos. Ao trabalhar junto destas instituições de ensino, buscou-se promover a Educação Patrimonial para além dos muros das escolas, pois os roteiros potencializam o patrimonial local, por se tratar de uma cidade ribeirinha e histórica no contexto da Amazônia, e evidenciam as necessidades de valorização da cultura e de conhecimento do patrimônio, pelos alunos.