Desvendando o solo: a fascinante jornada de descobertas pelo museu de geologia e pedologia da UEL
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4225Palabras clave:
Popularização da Ciência do Solo. Cartilha. Ferramentas educativas.Resumen
Este estudo ressalta a eficácia da Cartilha “Museu de Solos” da UEL em popularizar a Ciência do Solo. Concebida para ser interativa e compreensível, ela engaja diversos públicos, reforçando a educação pedológica desde cedo para despertar interesse nos jovens. Atuando como elo entre cientistas e sociedade, a cartilha eleva a consciência sobre a conservação do solo e sustentabilidade. A metodologia do estudo, baseada na observação das reações no evento “Paraná Faz Ciência”, confirmou o entusiasmo pelo recurso. A cartilha se destaca por combinar precisão científica com atividades divertidas, incentivando visitas ao museu e a conscientização ambiental. Os resultados apontam seu sucesso em tornar a ciência do solo acessível, sendo um recurso didático valioso e efetivo na educação científica e conscientização ambiental.