Entre a RESEX e a cidade: a feira municipal de Porto de Moz como espaço de mediação socioespacial

Auteurs-es

  • José Antônio Herrera
  • Caroline Costa Batista
  • Thayse Rocha de Morais
  • Gleiciely Barroso Carvalho

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.29.4.2025.4366

Mots-clés :

Feira municipal. RESEX Verde para Sempre. Cidade ribeirinha. Amazônia.

Résumé

Este trabalho analisa a feira municipal de Porto de Moz (PA) como espaço de mediação socioespacial entre a cidade e a Reserva Extrativista Verde para Sempre (RESEX-VPS). A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, apoia-se em revisão bibliográfica e em atividades de campo realizadas em 2022 e 2025, que incluíram a aplicação de formulários a feirantes e comerciantes locais. A sistematização qualitativa e quantitativa dos dados permitiu identificar a origem das mercadorias, os principais produtos provenientes da RESEX e a percepção dos agentes sobre a importância do rio e do trapiche no abastecimento urbano. Os resultados indicam que, embora a maior parte dos produtos comercializados seja oriunda de cidades vizinhas e capitais regionais, os itens da RESEX – como farinha de mandioca, pescado, mel e óleos vegetais – possuem maior relevância simbólica e cultural. Conclui-se que a feira municipal se constitui como um locus de sociabilidade, resistência cultural e reprodução de vínculos territoriais, caracterizando Porto de Moz como cidade ribeirinha amazônica.

Bibliographies de l'auteur-e

José Antônio Herrera

Doutor em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará-PPGEO/FacGeo/UFPA.

Caroline Costa Batista

Graduanda em Geografia - Universidade federal do Pará-UFPA.

Thayse Rocha de Morais

Graduanda em Geografia - Universidade federal do Pará-UFPA.

Gleiciely Barroso Carvalho

Doutora em Geografia pela Programa de Pós-Graduação em Geografia e da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará-PPGEO/FacGeo/UFPA.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-24

Comment citer

Herrera, J. A., Costa Batista, C., Rocha de Morais, T., & Barroso Carvalho, G. (2025). Entre a RESEX e a cidade: a feira municipal de Porto de Moz como espaço de mediação socioespacial. Revista Ciência Geográfica, 29(4), 1610–1622. https://doi.org/10.18817/26755122.29.4.2025.4366