Mudanças no mundo, mudanças na escola: reflexões sobre o ensino de Geografia no Brasil contemporâneo

Autores

  • Wilson Martins Lopes Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4168

Palavras-chave:

Educação contemporânea. Desafios da educação. Ensino de Geografia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do ensino de Geografia frente aos desafios do mundo contemporâneo. Para tanto, buscou-se reflexões de autores renomados para embasar a discussão acerca das problemáticas da educação atual, das transformações que o mundo vem passando e dos desafios do ensino de Geografia na contemporaneidade. As mudanças espaciais do mundo impõem a Geografia constante atualização dos seus conceitos, métodos e técnicas na busca de novas formas de leitura e compreensão do espaço diverso carregado de técnicas, tecnologias e características sociais e políticas. Dessa forma, o presente artigo visa contribuir com reflexões necessárias para o ensino de Geografia no contexto atual.

Biografia do Autor

Wilson Martins Lopes Júnior

Doutor em Geografia. Professor do curso de Geografia do Departamento de Geografia e Políticas Públicas - DGP do Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR da Universidade Federal Fluminense - UFF. Coordena o Grupo de Pesquisa Geografia, Espaço e Turismo - GEOETUR.

Downloads

Publicado

06-07-2025

Como Citar

Martins Lopes Júnior, W. (2025). Mudanças no mundo, mudanças na escola: reflexões sobre o ensino de Geografia no Brasil contemporâneo. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4168