O ensino de Geografia no século XXI e a (re)valorização dos rios urbanos

Autores

  • Miquelina Aparecida Deina
  • André Luiz Nascentes Coelho

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4171

Palavras-chave:

BNCC. Educação. Lugar de Vivência. Formação Crítica. Ambientes Fluviais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo (re)valorizar os ambientes fluviais na educação básica a partir da vivência enquanto docente, questionando: A geografia escolar está preparada para assumir o papel de disciplina capaz de esclarecer à sociedade os motivos da crise ambiental planetária e possíveis soluções? A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia contribui para a construção de currículos coerentes com as demandas socioambientais do país? A metodologia contou com pesquisa em bibliografias afins e na própria BNCC de Geografia, para identificar como esta aborda às problemáticas ambientais, em especial os recursos hídricos e os rios. Os resultados revelaram que a sociedade está distante dos rios – fisicamente e afetivamente – tanto devido ao modelo de planejamento urbano como a própria educação, pois identificou-se que a temática recursos hídricos não é abordada adequadamente na BNCC e que a palavra rio é encontrada uma única vez no documento e entre parênteses.

Biografia do Autor

Miquelina Aparecida Deina

Professora efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes Campus Vila Velha). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias – Lcggeo/Ufes.

André Luiz Nascentes Coelho

Pós-Doutor, Docente da Universidade Federal do Espírito Santo. Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia - Laboratório de Gestão em Redução de Risco de Desastres - LabGR2D/Cepedes-UFES e Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias – Lcggeo/Ufes.

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Publicado

06-07-2025

Como Citar

Deina, M. A., & Nascentes Coelho, A. L. (2025). O ensino de Geografia no século XXI e a (re)valorização dos rios urbanos. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4171