Da maquete topográfica à impressão 3D: criação de recursos didáticos para o ensino de Geografia baseados na paisagem local na raia divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul

Autores

  • Diogo Laércio Gonçalves
  • Thais Helena Gonçalves
  • Moacir Gonçalves
  • Ricardo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4198

Palavras-chave:

Materiais didáticos. Cartografia escolar. Maquete topográfica. Protótipos de paisagem.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicabilidade da criação de recursos didáticos para o ensino de Geografia, baseados em representações da paisagem local da Raia Divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul, expressos por meio de formas de relevo, em especial os morros testemunhos originados pela silicificação dos arenitos do grupo Caiuá: Morro do Diabo e Três Morrinhos. Para tanto, pretende-se demonstrar metodologicamente duas formas distintas de criação destes materiais didáticos, a primeira delas são das maquetes topográficas feitas de forma artesanal por materiais como a Etileno Acetato de Vinila (EVA), por meio de cartas topográficas , seguindo a metodologia já consolidada de Simielli et al. (1992) e Simielli, Girardi e Morone (2007), que envolve: escolha do trecho da carta topográfica, identificação das curvas, montagem da maquete e descrição da maquete de relevo. Concomitantemente, o artigo também se propõe a demonstrar a metodologia da criação de protótipos tridimensionais de paisagem para as mesmas formas de relevo, produzidos em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), por meio de modelos digitais de elevação. Para tanto, foram utilizados o complemento DEMto3D dentro do software QGIS que permitiu a criação das linhas de impressão 3D no arquivo STL (Standard Triangle Language), impressos em filamentos de PLA (Polilactídeo). Por fim, a aplicação dos materiais didáticos, foi realizada junto a Escola Estadual Prof. Francisco Ferreira de Souza, na Gleba Ribeirão Bonito em Teodoro Sampaio-SP, pertencente à referida região. Espera-se que com este trabalho, podemos contribuir para a difusão do conhecimento geográfico escolar, notadamente a criação de recursos didáticos da cartografia escolar, que possam elevar a utilização das geotecnologias no contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

Biografia do Autor

Diogo Laércio Gonçalves

Professor Assistente Doutor, Departamento de Geografia e Planejamento, FCTE/UNESP, Ourinhos-SP.

Thais Helena Gonçalves

Doutoranda em Geografia, FCT/UNESP, Presidente Prudente - SP.

Moacir Gonçalves

Mestre em Geografia, FCT/UNESP, Presidente Prudente - SP.

Ricardo dos Santos

Doutor em Geografia, FCT/UNESP, Presidente Prudente - SP.

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Publicado

06-07-2025

Como Citar

Gonçalves, D. L., Gonçalves, T. H., Gonçalves, M., & Santos, R. dos. (2025). Da maquete topográfica à impressão 3D: criação de recursos didáticos para o ensino de Geografia baseados na paisagem local na raia divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4198