Proposta de letramento econômico-racial crítico: em busca da superação do regime de desigualdade social no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4211Palavras-chave:
Letramento racial crítico. Educação econômica. Disparidade racial. Desigualdade social.Resumo
Este artigo pretende introduzir no meio acadêmico o debate sobre a importância de um letramento racial crítico de viés econômico e um escurecimento do cânone nas áreas da Geopolítica e da Economia. Parte-se de um contexto sócio-histórico-político-econômico de mais de 500 anos de um modus operandi que tinha e tem como meta a acumulação de riquezas através da desumanização de determinados grupos sociais. Ancora-se nos estudos sobre raça e racismo a partir das contribuições de Lélia Gonzalez (1984), Clóvis Moura (1992), Milton Santos (2003), Silvio Almeida (2019), assim como nas bases filosóficas da Teoria Racial Crítica e no referencial teórico sobre Educação das Relações Étnico-Raciais. Sustenta-se a tese de que não há como entender a desigualdade social sem uma centralidade nos debates de raça e que para se estabelecer uma cidadania econômica deve-se superar os discursos e as práticas que banalizam a disparidade racial na América Latina.