Empresas de plataforma e usos do território brasileiro na era da dataficação: contribuições à pesquisa

Autores

  • Adriana Maria Bernardes Silva
  • Ananda Liz Matias de Araujo
  • Christian Biazotto

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.4.2025.4359

Palavras-chave:

Dataficação. Amazon. Google. São Paulo. Território brasileiro.

Resumo

O presente artigo pretende contribuir com os estudos dos círculos globais da informação que perpassam o território brasileiro. Para tanto, analisamos as empresas Google e Amazon, situadas entre as denominadas big techs, gigantescas corporações de plataforma responsáveis por processos de digitalização e dataficação que envolvem seletivamente o planeta. Procuramos apresentar a evolução, a distribuição dos escritórios e data centers no mundo, bem como a tipologia dos produtos e serviços destas empresas. Por fim, objetivamos considerar a presença do Google e da Amazon no Centro Corporativo de São Paulo e problematizar o controle dos dados da sociedade e do território brasileiro.

Biografia do Autor

Adriana Maria Bernardes Silva

Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Ananda Liz Matias de Araujo

Graduanda do curso de Geografia do Instituto de Geociências da UNICAMP. Foi bolsista PIBIC/CNPq de 2022 a 2024.

Christian Biazotto

Graduando do curso de Geografia do Instituto de Geociências da UNICAMP. Foi bolsista PIBIC/CNPq de 2022 a 2024.

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Publicado

24-12-2025

Como Citar

Bernardes Silva, A. M., Matias de Araujo, A. L., & Biazotto, C. (2025). Empresas de plataforma e usos do território brasileiro na era da dataficação: contribuições à pesquisa . Revista Ciência Geográfica, 29(4), 1482–1499. https://doi.org/10.18817/26755122.29.4.2025.4359