GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos UFS
  • Virlei Correia da Fonseca Melo UFS

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v3i2.2050

Resumo

 O ensino de Língua Portuguesa envolve, especialmente, o desenvolvimento da leitura e da escrita. Sendo assim, trata-se de uma disciplina que corrobora com os processos de letramento, tendo em vista que o ler e o escrever são práticas sociais enriquecidas pelo contato direto com os textos que circulam na sociedade. Entretanto, o baixo desempenho escolar dos alunos, especialmente no ensino fundamental final, tem sinalizado a necessidade de se refletir sobre os processos adotados nas práticas de sala de aula, no tocante à compreensão dos fenômenos linguísticos. Diante disso, o presente trabalho pretende discorrer sobre o letramento e a utilização dos gêneros textuais enquanto processos significativos para o estudo da linguagem. Para isso, é preciso compreender como a perspectiva do letramento e a inserção dos gêneros textuais contribuem para esse estudo e de que maneira a formação de professores pode colaborar para múltiplas formas de ensinar. Nesse sentido, autores como Marcuschi (2011), Soares (2002) Bakhtin (2003), dentre outros, constituem o aporte teórico para a discussão aqui apresentada. Por fim, entende-se que a formação docente, em um processo permanente de aprofundamento teórico e prático, é uma forma de se reinventar pedagogicamente e produzir um melhor desempenho linguístico e discursivo dos alunos, pluralizando não só as ações, mas também as aprendizagens.

Biografia do Autor

Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos, UFS

Professora de Língua Portuguesa do 6º ano ao Ensino Médio, no município de Tobias Barreto-SE. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Letras (Profletras/UFS). Membro dos Grupos de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPQ) e Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPQ).

Virlei Correia da Fonseca Melo, UFS

Professora de Língua Portuguesa do 6º ano ao Ensino Médio, no município de Tobias Barreto-SE. Mestranda em Letras (Profletras/UFS).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

CORREIA DE ANDRADE SANTOS, S. V. .; DA FONSECA MELO, V. C. . GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DAS SÉRIES INICIAIS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 96–115, 2019. DOI: 10.18817/rlj.v3i2.2050. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2050. Acesso em: 18 abr. 2024.