GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DAS SÉRIES INICIAIS

Autores/as

  • Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos UFS
  • Virlei Correia da Fonseca Melo UFS

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v3i2.2050

Resumen

 O ensino de Língua Portuguesa envolve, especialmente, o desenvolvimento da leitura e da escrita. Sendo assim, trata-se de uma disciplina que corrobora com os processos de letramento, tendo em vista que o ler e o escrever são práticas sociais enriquecidas pelo contato direto com os textos que circulam na sociedade. Entretanto, o baixo desempenho escolar dos alunos, especialmente no ensino fundamental final, tem sinalizado a necessidade de se refletir sobre os processos adotados nas práticas de sala de aula, no tocante à compreensão dos fenômenos linguísticos. Diante disso, o presente trabalho pretende discorrer sobre o letramento e a utilização dos gêneros textuais enquanto processos significativos para o estudo da linguagem. Para isso, é preciso compreender como a perspectiva do letramento e a inserção dos gêneros textuais contribuem para esse estudo e de que maneira a formação de professores pode colaborar para múltiplas formas de ensinar. Nesse sentido, autores como Marcuschi (2011), Soares (2002) Bakhtin (2003), dentre outros, constituem o aporte teórico para a discussão aqui apresentada. Por fim, entende-se que a formação docente, em um processo permanente de aprofundamento teórico e prático, é uma forma de se reinventar pedagogicamente e produzir um melhor desempenho linguístico e discursivo dos alunos, pluralizando não só as ações, mas também as aprendizagens.

Biografía del autor/a

Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos, UFS

Professora de Língua Portuguesa do 6º ano ao Ensino Médio, no município de Tobias Barreto-SE. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Letras (Profletras/UFS). Membro dos Grupos de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPQ) e Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPQ).

Virlei Correia da Fonseca Melo, UFS

Professora de Língua Portuguesa do 6º ano ao Ensino Médio, no município de Tobias Barreto-SE. Mestranda em Letras (Profletras/UFS).

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

CORREIA DE ANDRADE SANTOS, S. V. .; DA FONSECA MELO, V. C. . GÊNEROS TEXTUAIS E LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DAS SÉRIES INICIAIS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 96–115, 2019. DOI: 10.18817/rlj.v3i2.2050. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2050. Acesso em: 22 nov. 2024.