TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2403Resumo
Resumo: O contexto social atual de pandemia e distanciamento social provocado pela COVID-19 (SARS-CoV-2), expôs a necessidade de intensificar o trabalho pedagógico de leitura com a utilização de diferentes recursos tecnológicos e o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Este artigo tem como objetivo geral compreender o modo como as ferramentas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa de alunos inseridos no 9º ano do Ensino Fundamental. O uso das metodologias digitais é fundamental para que os alunos tenham acesso ao ensino em um período onde encontram-se impedidos de frequentar as escolas de maneira presencial. A análise realizada no sistema Aula Paraná evidenciou a inserção e o uso de tecnologias para o ensino da literatura. Espera-se que este artigo auxilie os professores na inserção destes espaços digitais motivando-os ao ensino dos diferentes gêneros da literatura com o auxílio de metodologias tecnológicas.
Palavras-chave: Ensino Língua Portuguesa. Tecnologia no Ensino Aprendizagem. Leitura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ricardo Santos David
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.