TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2403

Resumo

Resumo: O contexto social atual de pandemia e distanciamento social provocado pela COVID-19 (SARS-CoV-2), expôs a necessidade de intensificar o trabalho pedagógico de leitura com a utilização de diferentes recursos tecnológicos e o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Este artigo tem como objetivo geral compreender o modo como as ferramentas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa de alunos inseridos no 9º ano do Ensino Fundamental. O uso das metodologias digitais é fundamental para que os alunos tenham acesso ao ensino em um período onde encontram-se impedidos de frequentar as escolas de maneira presencial. A análise realizada no sistema Aula Paraná evidenciou a inserção e o uso de tecnologias para o ensino da literatura. Espera-se que este artigo auxilie os professores na inserção destes espaços digitais motivando-os ao ensino dos diferentes gêneros da literatura com o auxílio de metodologias tecnológicas.

 

Palavras-chave: Ensino Língua Portuguesa. Tecnologia no Ensino Aprendizagem. Leitura.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, IESLA - FCU - EUA - Uniatlántico - UNIP - UCAM/RJ

Pós - Doutorado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias, pelo IESLA - FCU/EUA. Doutorado e Mestrado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias, pela UNIATLÁNTICO. Especialista em Docencia do ensino superior, linguística aplicada e literatura, pela UCAM/RJ. Graduação em Pedagogia e Letras. E-mail: ricardosdavid28@gmail.com

 

 

 

Downloads

Publicado

2021-01-10

Como Citar

RICARDO SANTOS DAVID. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 35–53, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2403. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2403. Acesso em: 16 abr. 2024.