CONHECIMENTO EM PERIGO: AQUISIÇÃO, ENSINO E EXCLUSÃO DO QUÍCHUA NO PERU
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v6i2.3040Resumo
Resumo: Este artigo oferece um olhar crítico sobre a situação do conhecimento ancestral, a partir de uma revisão do quíchua como língua materna e como segunda língua no Peru, especialmente levando em conta sua evolução como língua escrita. Explora-se a aquisição e o ensino do quíchua, para refletir sobre a exclusão histórica do quíchua e de seus falantes, que continua até hoje, apesar de desde 1993 a constituição peruana considerar oficiais todas as línguas nativas. Conclui-se que essa exclusão persistente coloca em risco os saberes ancestrais, na medida em que viola e destrói os laços de transmissão intergeracional, prejudicando e limitando as possibilidades de revitalização dos saberes ancestrais; no entanto, também há possibilidades de transformar o risco em oportunidade.
Palavras-chave: Quechua. Peru. Aquisição. Ensino. Exclusão.
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- 2022-12-29 (2)
- 2022-12-29 (1)
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Copyright (c) 2022 Roxana Quispe Collantes
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