Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-12-29. Leia a versão mais recente.

CONHECIMENTO EM PERIGO: AQUISIÇÃO, ENSINO E EXCLUSÃO DO QUÍCHUA NO PERU

Autores

  • Roxana Quispe Collantes Universidad Nacional Mayor de San Marcos

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i2.3040

Resumo

Resumo: Este artigo oferece um olhar crítico sobre a situação do conhecimento ancestral, a partir de uma revisão do quíchua como língua materna e como segunda língua no Peru, especialmente levando em conta sua evolução como língua escrita. Explora-se a aquisição e o ensino do quíchua, para refletir sobre a exclusão histórica do quíchua e de seus falantes, que continua até hoje, apesar de desde 1993 a constituição peruana considerar oficiais todas as línguas nativas. Conclui-se que essa exclusão persistente coloca em risco os saberes ancestrais, na medida em que viola e destrói os laços de transmissão intergeracional, prejudicando e limitando as possibilidades de revitalização dos saberes ancestrais; no entanto, também há possibilidades de transformar o risco em oportunidade.

 

Palavras-chave: Quechua. Peru. Aquisição. Ensino. Exclusão.

Biografia do Autor

Roxana Quispe Collantes, Universidad Nacional Mayor de San Marcos

Catedrática universitaria, candidata a doctora en Literatura Peruana y Latinoamericana por la UNMSM, con la primera tesis doctoral escrita y sustentada en quechua, con calificación excelente de 20. Experiencia en enseñanza de idiomas, traducción e investigación académica de la literatura y la lingüística andina. Busco fortalecer y revitalizar el runasimi, como una lengua necesaria para la vida académica y científica; y anhelo contribuir en la valoración de la diversidad lingüístico-cultural y de los saberes ancestrales de los pueblos, a través del estudio y fomento de todas las lenguas originarias.

Publicado

2022-12-29

Versões

Como Citar

QUISPE COLLANTES, R. CONHECIMENTO EM PERIGO: AQUISIÇÃO, ENSINO E EXCLUSÃO DO QUÍCHUA NO PERU. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 229–240, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i2.3040. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3040. Acesso em: 28 mar. 2024.