MULTICULTURALISMO, INTERCULTURALISMO E O CIBERESPAÇO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3155Resumo
Este artigo focaliza-se no ensino multicultural de línguas (materna ou estrangeira) no ciberespaço, visando proporcionar o entendimento, o respeito, a valorização e a busca pela semelhança na cultura do outro, aproximando assim, os discentes de línguas a nativos de diferentes países. Considera-se que uma prática docente voltada ao ensino multicultural, pode propiciar a convivência intercultural, pois os alunos que têm a possibilidade de uma aprendizagem que não se restringe à estrutura do colonizador de um idioma, podem reconhecer-se em outras culturas e assim, favorecer um possível processo educativo intercultural. Durante a pesquisa buscou-se responder à seguinte problemática: “A busca pela semelhança na cultura do outro, por meio do ensino multicultural de línguas no ciberespaço pode contribuir para uma educação intercultural?”. Para isto, utilizou-se da metodologia de ensino conhecida como Aprendizagem Baseada em Projetos e através dela, criou-se um projeto autoral intitulado “Conociendo los países hispanohablantes”, destinado ao ensino de língua espanhola no ciberespaço. Este artigo caracteriza-se como pesquisa de campo investigativa, tendo em vista que fora necessária a aplicação do projeto para verificar sua eficácia.
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Copyright (c) 2023 Thamires Carvalho Baia, Ivonete Rodrigues Lopes
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