MULTICULTURALISMO, INTERCULTURALISMO E O CIBERESPAÇO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Thamires Carvalho Baia Universidade Estadual do Maranhão - UEMA https://orcid.org/0009-0002-9008-6321
  • Ivonete Rodrigues Lopes Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3155

Resumo

Este artigo focaliza-se no ensino multicultural de línguas (materna ou estrangeira) no ciberespaço, visando proporcionar o entendimento, o respeito, a valorização e a busca pela semelhança na cultura do outro, aproximando assim, os discentes de línguas a nativos de diferentes países. Considera-se que uma prática docente voltada ao ensino multicultural, pode propiciar a convivência intercultural, pois os alunos que têm a possibilidade de uma aprendizagem que não se restringe à estrutura do colonizador de um idioma, podem reconhecer-se em outras culturas e assim, favorecer um possível processo educativo intercultural. Durante a pesquisa buscou-se responder à seguinte problemática: “A busca pela semelhança na cultura do outro, por meio do ensino multicultural de línguas no ciberespaço pode contribuir para uma educação intercultural?”. Para isto, utilizou-se da metodologia de ensino conhecida como Aprendizagem Baseada em Projetos e através dela, criou-se um projeto autoral intitulado “Conociendo los países hispanohablantes”, destinado ao ensino de língua espanhola no ciberespaço. Este artigo caracteriza-se como pesquisa de campo investigativa, tendo em vista que fora necessária a aplicação do projeto para verificar sua eficácia.

Biografia do Autor

Thamires Carvalho Baia, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduada/Licenciada no curso de Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência em ensino de línguas.

Ivonete Rodrigues Lopes, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestre em Língua Portuguesa.pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ- 2013). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA - (2004). Graduada em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Maranhão (1997). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Maranhão. Trabalha no curso de Letras, com atuação em Língua Espanhola e Literatura Espanhola, Língua Portuguesa (Leitura e Produção Textual, Estágio Supervisionado, Práticas nas dimensões Social, Educacional e Escolar), Revisora de provas, fóruns e atividades da EaD, entre outros - Uemanet-São Luís-MA. É revisora de textos em Língua Espanhola.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

CARVALHO BAIA, T.; LOPES, I. R. MULTICULTURALISMO, INTERCULTURALISMO E O CIBERESPAÇO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO EDUCATIVO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 6–25, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3155. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3155. Acesso em: 28 abr. 2024.