TECNOLOGIA, YOUTUBE E PÓS-MÉTODO MUDANÇAS NO ENSINO DE LE
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3156Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar um vídeo do Youtube com uma microestratégia para a explicação do verbo to be. A análise foi baseada na macroestratégia ativar a intuição heurística dos princípios do pós-método de ensino de Língua Estrangeira de Kumavadivelu (2003). O autor explica que os métodos de ensino de Língua Estrangeira não funcionam e nunca funcionaram, por isto, ele propôs o pós-método com parâmetros e princípios para um ensino profícuo de línguas. Os seus princípios são estruturados em parâmetros, a visão geral do ensino, as macroestratégias, princípios com ênfase em algum aspecto da língua e microestratégias, a parte prática do ensino com a explicação e atividades de ensino e aprendizagem. Com o avanço da tecnologia, Lévy (1999) afirma que ocorreram muitas mudanças no ensino. É possível perceber que muitos professores, não ensinam a língua apenas de forma presencial em salas de aulas físicas, mas também nos meios virtuais e não exclusivamente em plataformas educacionais com acesso restrito, porém em plataformas de vídeo abertas e gratuitas como o Youtube. Para esta análise foi selecionado um vídeo com o conteúdo de explicação sobre o verbo to be, por ser um conteúdo básico e muito alunos, segundo Barcelos (2011), dizem que o veem todo ano e mesmo assim não sabem. A explicação foi transcrita com o foco na explicação (microestratégia) do professor e analisada segundo os princípios da macroestratégia para ativar a intuição heurística, que aborda aspectos estruturais do ensino de língua.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniele Rodrigues Nunes, Diego do Carmo, Nayra de Paiva Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.