TECNOLOGIA, YOUTUBE E PÓS-MÉTODO MUDANÇAS NO ENSINO DE LE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3156

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar um vídeo do Youtube com uma microestratégia para a explicação do verbo to be. A análise foi baseada na macroestratégia ativar a intuição heurística dos princípios do pós-método de ensino de Língua Estrangeira de Kumavadivelu (2003). O autor explica que os métodos de ensino de Língua Estrangeira não funcionam e nunca funcionaram, por isto, ele propôs o pós-método com parâmetros e princípios para um ensino profícuo de línguas. Os seus princípios são estruturados em parâmetros, a visão geral do ensino, as macroestratégias, princípios com ênfase em algum aspecto da língua e microestratégias, a parte prática do ensino com a explicação e atividades de ensino e aprendizagem. Com o avanço da tecnologia, Lévy (1999) afirma que ocorreram muitas mudanças no ensino. É possível perceber que muitos professores, não ensinam a língua apenas de forma presencial em salas de aulas físicas, mas também nos meios virtuais e não exclusivamente em plataformas educacionais com acesso restrito, porém em plataformas de vídeo abertas e gratuitas como o Youtube. Para esta análise foi selecionado um vídeo com o conteúdo de explicação sobre o verbo to be, por ser um conteúdo básico e muito alunos, segundo Barcelos (2011), dizem que o veem todo ano e mesmo assim não sabem. A explicação foi transcrita com o foco na explicação (microestratégia) do professor e analisada segundo os princípios da macroestratégia para ativar a intuição heurística, que aborda aspectos estruturais do ensino de língua.   

Biografia do Autor

Daniele Rodrigues Nunes, UNIOESTE

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel na área Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino; Especialista em: Docência do Ensino Superior pela FAVENI (2019-2022); Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela FAVENI (2019-2022); Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pela FAVENI (2019-2022); Graduação em andamento Letras EAD - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Céu Azul. Licenciada em Letras com habilitação em Português, Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel - (2016-2020); Bacharel em Física pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Ji-Paraná - (2010-2014) 

Diego do Carmo, UNIOESTE

Doutorando em Geografia pela UNIOESTE - Francisco Beltrão. Mestrado em Geografia pela UNIOESTE - Marechal Cândido Rondon (2022). Graduado em Geografia pela Universidade Norte do Paraná (licenciatura em 2018). Graduado em Letras Português/Italiano pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (licenciatura em 2019), Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2022). Fez parte do PIBIC de 2017-2018. Membro do Observatório da Educação 2017. Foi colaborador da I e II Mostra de Cinema e Debate Sobre Racismo, Preconceito e Segregação Racial em (2017-2018); pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); um projeto sequencial. É professor do Cursinho Pré-Vestibular da UNIOESTE (CAMPUS - Cascavel) desde 2018. Atualmente professor de Geografia e Língua Portuguesa na Secretária de Educação Estadual - SEED e SEMED. Faz parte do grupo pioneiros do Programa Residência Pedagógica atuando na Alfabetização e Letramento. Tem experiência na área de Geografia, atuando em dinâmicas territoriais e Usinas Hidroelétricas. Atua também no ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Nayra de Paiva Oliveira, Unioeste

Possui graduação em Letras - Italiano pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014), graduação em Psicologia pela Universidade Norte do Paraná (2018) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2016), atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, ensino, música, infância e aquisição de idiomas. Atualmente faz doutorado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

RODRIGUES NUNES, D.; DO CARMO, D.; DE PAIVA OLIVEIRA, N. TECNOLOGIA, YOUTUBE E PÓS-MÉTODO MUDANÇAS NO ENSINO DE LE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 26–50, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3156. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3156. Acesso em: 27 abr. 2024.