TECNOLOGIA, YOUTUBE E PÓS-MÉTODO MUDANÇAS NO ENSINO DE LE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3156

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar um vídeo do Youtube com uma microestratégia para a explicação do verbo to be. A análise foi baseada na macroestratégia ativar a intuição heurística dos princípios do pós-método de ensino de Língua Estrangeira de Kumavadivelu (2003). O autor explica que os métodos de ensino de Língua Estrangeira não funcionam e nunca funcionaram, por isto, ele propôs o pós-método com parâmetros e princípios para um ensino profícuo de línguas. Os seus princípios são estruturados em parâmetros, a visão geral do ensino, as macroestratégias, princípios com ênfase em algum aspecto da língua e microestratégias, a parte prática do ensino com a explicação e atividades de ensino e aprendizagem. Com o avanço da tecnologia, Lévy (1999) afirma que ocorreram muitas mudanças no ensino. É possível perceber que muitos professores, não ensinam a língua apenas de forma presencial em salas de aulas físicas, mas também nos meios virtuais e não exclusivamente em plataformas educacionais com acesso restrito, porém em plataformas de vídeo abertas e gratuitas como o Youtube. Para esta análise foi selecionado um vídeo com o conteúdo de explicação sobre o verbo to be, por ser um conteúdo básico e muito alunos, segundo Barcelos (2011), dizem que o veem todo ano e mesmo assim não sabem. A explicação foi transcrita com o foco na explicação (microestratégia) do professor e analisada segundo os princípios da macroestratégia para ativar a intuição heurística, que aborda aspectos estruturais do ensino de língua.   

Biografía del autor/a

Daniele Rodrigues Nunes, UNIOESTE

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel na área Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino; Especialista em: Docência do Ensino Superior pela FAVENI (2019-2022); Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela FAVENI (2019-2022); Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pela FAVENI (2019-2022); Graduação em andamento Letras EAD - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Céu Azul. Licenciada em Letras com habilitação em Português, Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel - (2016-2020); Bacharel em Física pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Ji-Paraná - (2010-2014) 

Diego do Carmo, UNIOESTE

Doutorando em Geografia pela UNIOESTE - Francisco Beltrão. Mestrado em Geografia pela UNIOESTE - Marechal Cândido Rondon (2022). Graduado em Geografia pela Universidade Norte do Paraná (licenciatura em 2018). Graduado em Letras Português/Italiano pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (licenciatura em 2019), Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2022). Fez parte do PIBIC de 2017-2018. Membro do Observatório da Educação 2017. Foi colaborador da I e II Mostra de Cinema e Debate Sobre Racismo, Preconceito e Segregação Racial em (2017-2018); pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); um projeto sequencial. É professor do Cursinho Pré-Vestibular da UNIOESTE (CAMPUS - Cascavel) desde 2018. Atualmente professor de Geografia e Língua Portuguesa na Secretária de Educação Estadual - SEED e SEMED. Faz parte do grupo pioneiros do Programa Residência Pedagógica atuando na Alfabetização e Letramento. Tem experiência na área de Geografia, atuando em dinâmicas territoriais e Usinas Hidroelétricas. Atua também no ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Nayra de Paiva Oliveira, Unioeste

Possui graduação em Letras - Italiano pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014), graduação em Psicologia pela Universidade Norte do Paraná (2018) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2016), atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, ensino, música, infância e aquisição de idiomas. Atualmente faz doutorado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

RODRIGUES NUNES, D.; DO CARMO, D.; DE PAIVA OLIVEIRA, N. TECNOLOGIA, YOUTUBE E PÓS-MÉTODO MUDANÇAS NO ENSINO DE LE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 26–50, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3156. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3156. Acesso em: 22 jul. 2024.