DA LETRA À IMAGEM: AS MORTES DE QUINCAS BERRO D’ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3398Resumo
Resumo: O artigo analisa aspectos da adaptação do livro “A morte e a morte de Quincas Berro D’Água”, de Jorge Amado, para a obra cinematográfica “Quincas Berro D’Água” (2010), de Sérgio Machado. A análise é realizada a partir dos elementos teóricos propostos por Robert Stam (2008) e Linda Hutcheon (2013). A partir deste estudo, salienta-se a complexa e difícil relação entre a linguagem cinematográfica e a ficção literária. A obra fílmica extrapola as barreiras literárias no uso de sua linguagem, que é própria da adaptação, e abre novos significados e formas de engajamento. A partir da teoria da adaptação, pode-se concluir que ambas as linguagens, no caso das obras em questão, ora se aproximam e ora se distanciam, sem, no entanto, ser possível estabelecer alguma hierarquia qualitativa entre elas.
Palavras-chave: Cinema e literatura; Jorge Amado; Intertextualidade; Teoria da adaptação.
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Copyright (c) 2023 Rosana Souza de Vargas, Gerson Luís Trombetta, Marcos Mendes Lisot Marthos Gasperoni
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