GONÇALVES DIAS: ENTRE PALAVRAS E NOTAS MUSICAIS: – TRANSPOSIÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE O POEMA E A CANÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3501

Resumo

Na comemoração do bicentenário de natalício de um dos grandes poetas brasileiros, o maranhense Antônio Gonçalves Dias (1823-1864), propomos, neste artigo, refletir sobre a confluência entre a Literatura e a Música, com base em uma produção do poeta. Para tal ação, compõem o nosso corpus e análise o reconhecido poema “Canção do Exílio”, pertencente à obra Primeiros Cantos (1846), e sua versão musical para coro a duas vozes, com o mesmo nome, do reconhecido compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Buscamos analisar como se estabelece a transposição do poema para a partitura e as possibilidades de leitura/escuta outorgadas ao texto, pela confluência literário-musical, por meio da musicalização de poemas. Como base teórica, fundamentamos nossas proposições nos pressupostos de Tatit (2007), Vilariño (2016), Villalta (1999), Schöenberg (1963), Leal (1987), Dias (2018), Moraes (1998), Bandeira (1943), entre outros. Nossa análise aponta à potencialidade que a confluência de artes produz, tanto na ampliação do público quanto no processo de recepção.

Biografia do Autor

Cristian Javier Lopez, Universidade de Pernambuco

Pós-Doutor em Literatura, Memória e Cultura pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, bolsa CAPES/BRASIL. Doutor em Estudos literários pela Universidade de Vigo-UVIGO/Espanha em cotutela de tese internacional com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE/Brasil. Possui Mestrado em Teatro e Artes cênicas pela Universidade de UVIGO. Graduado em Letras português/espanhol (UNIOESTE), graduado em Artes Visuais e em Música (ANHANGUERA). Atualmente é Professor adjunto de Língua espanhola e suas respectivas literaturas, na Universidade de Pernambuco-UPE, campus Petrolina.

Francinaldo de Jesus Morais, SEDUC/MA

Possui mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em História do Brasil (UEMA). Especialista em Avaliação Educacional (UFMA). Graduou-se em História no CESC-UEMA. Membro do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense (NuPLiM/CESC/UEMA) desde sua fundação em 2015. Publicou artigos isoladamente e em parcerias em revistas e livros.Trabalhou como Professor Substituto no CESC-UEMA; no programa PROCAD e PQD da UEMA e da UESPI. É atualmente professor de História da Educação Básica do Estado do Maranhão (SEDUC/MA); Prepara livro com poemas todos voltados/inspirados na sua amada Profa. Solange Morais. Interessa-se por Cultura Geral, Economia, Filosofia, Literatura e História. Nesta tem preferência pelos estudos da Presença Negra no Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

LOPEZ, C. J.; MORAIS, F. de J. GONÇALVES DIAS: ENTRE PALAVRAS E NOTAS MUSICAIS: – TRANSPOSIÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE O POEMA E A CANÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 142–156, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i3.3501. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3501. Acesso em: 27 abr. 2024.