GONÇALVES DIAS: ENTRE PALAVRAS E NOTAS MUSICAIS: – TRANSPOSIÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE O POEMA E A CANÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3501Resumo
Na comemoração do bicentenário de natalício de um dos grandes poetas brasileiros, o maranhense Antônio Gonçalves Dias (1823-1864), propomos, neste artigo, refletir sobre a confluência entre a Literatura e a Música, com base em uma produção do poeta. Para tal ação, compõem o nosso corpus e análise o reconhecido poema “Canção do Exílio”, pertencente à obra Primeiros Cantos (1846), e sua versão musical para coro a duas vozes, com o mesmo nome, do reconhecido compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Buscamos analisar como se estabelece a transposição do poema para a partitura e as possibilidades de leitura/escuta outorgadas ao texto, pela confluência literário-musical, por meio da musicalização de poemas. Como base teórica, fundamentamos nossas proposições nos pressupostos de Tatit (2007), Vilariño (2016), Villalta (1999), Schöenberg (1963), Leal (1987), Dias (2018), Moraes (1998), Bandeira (1943), entre outros. Nossa análise aponta à potencialidade que a confluência de artes produz, tanto na ampliação do público quanto no processo de recepção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristian Javier Lopez, Francinaldo de Jesus Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.