GONÇALVES DIAS: ENTRE PALAVRAS E NOTAS MUSICAIS: – TRANSPOSIÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE O POEMA E A CANÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3501

Resumen

Na comemoração do bicentenário de natalício de um dos grandes poetas brasileiros, o maranhense Antônio Gonçalves Dias (1823-1864), propomos, neste artigo, refletir sobre a confluência entre a Literatura e a Música, com base em uma produção do poeta. Para tal ação, compõem o nosso corpus e análise o reconhecido poema “Canção do Exílio”, pertencente à obra Primeiros Cantos (1846), e sua versão musical para coro a duas vozes, com o mesmo nome, do reconhecido compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Buscamos analisar como se estabelece a transposição do poema para a partitura e as possibilidades de leitura/escuta outorgadas ao texto, pela confluência literário-musical, por meio da musicalização de poemas. Como base teórica, fundamentamos nossas proposições nos pressupostos de Tatit (2007), Vilariño (2016), Villalta (1999), Schöenberg (1963), Leal (1987), Dias (2018), Moraes (1998), Bandeira (1943), entre outros. Nossa análise aponta à potencialidade que a confluência de artes produz, tanto na ampliação do público quanto no processo de recepção.

Biografía del autor/a

Cristian Javier Lopez, Universidade de Pernambuco

Post-Doctor en Literatura, Memoria y Cultura por la Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, becario CAPES/BRASIL. Doctor en Estudios literarios por la Universidade de Vigo-UVIGO/España en cotutela de tesis internacional con la Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE/Brasil. Posee un Máster en Teatro y Artes escénicas por la Universidade de UVIGO. Grado en Letras portugués/español (UNIOESTE), grado en Artes Visuales y grado en Música (ANHANGUERA). Actualmente es Profesor adjunto de Lengua española y sus respectivas literaturas, en la Universidade de Pernambuco-UPE, campus Petrolina.

Francinaldo de Jesus Morais, SEDUC/MA

Possui mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em História do Brasil (UEMA). Especialista em Avaliação Educacional (UFMA). Graduou-se em História no CESC-UEMA. Membro do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense (NuPLiM/CESC/UEMA) desde sua fundação em 2015. Publicou artigos isoladamente e em parcerias em revistas e livros.Trabalhou como Professor Substituto no CESC-UEMA; no programa PROCAD e PQD da UEMA e da UESPI. É atualmente professor de História da Educação Básica do Estado do Maranhão (SEDUC/MA); Prepara livro com poemas todos voltados/inspirados na sua amada Profa. Solange Morais. Interessa-se por Cultura Geral, Economia, Filosofia, Literatura e História. Nesta tem preferência pelos estudos da Presença Negra no Brasil.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

LOPEZ, C. J.; MORAIS, F. de J. GONÇALVES DIAS: ENTRE PALAVRAS E NOTAS MUSICAIS: – TRANSPOSIÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE O POEMA E A CANÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 142–156, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i3.3501. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3501. Acesso em: 3 jul. 2024.