THE REFRAMING OF THE FEMALE IN CONTEMPORANEITY IN BARBAZUL, BY ANABELLA LÓPEZ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2584

Abstract

The objective of this article is to analyze in the short story Barbazul (2017), authored by the writer and illustrator Anabella López, the representation of women in patriarchal society, considering the socio-historical contexts of the classic story matrix – adapted by the French author Charles Perrault – and from contemporary reinterpretation, as the same time as to describe the female figure emphasizing the feminine behavior through the structural elements of the narrative. To achieve the proposed objectives, we combine some theoretical and critical contributions from Candido (2002), Ceccantini (2011), Bozzetto Júnior (2009), Andruetto (2012) and Zolin (2005). The reading of the literary text points out that the protagonism of the characters Barbazul and his wife represents the transfiguration of reference features to the reality in dealing with the conditions of oppression suffered by women in a perspective of disruption of female submissions promoted by patriarchy. The literary work Barbazul highlights a reframing of the feminine through an aesthetic reelaboration on literature, that humanizes and emancipates the presupposed readers children and youth.

Keywords: Children's and youth literature. Fairy tale. Barbazul. Representation of women.

Author Biography

Dheiky do Rego Monteiro Rocha, Universidade Estadual do Maranhão/CESTI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2004), pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialização em Literatura Brasileira (2007) pela UESPI; Mestrado em Letras, área de concentração em Literatura, Memória e Cultura (2013), pela UESPI, onde desenvolveu pesquisa sobre a literatura infantojuvenil do escritor piauiense Assis Brasil. Possui experiência no exercício de magistério na Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental da rede pública (Projovem) e privada (Educandário Santa Maria Goretti - ESMG), bem como no exercício de magistério superior, em nível de graduação, das instituições públicas Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como Coordenador do Curso de Letras Português no Campus de Luzilândia-PI da UESPI (2009-2011); Coordenador de Tutoria do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português (2014-2016), na modalidade a distância, e Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português (2016-2020), na modalidade a distância, ofertado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD), da Universidade Estadual do Piauí, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente, é professor substituto no curso Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da UEMA, no Centro de Estudos Superiores de Timon - CESTI. Membro do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Literatura e Linguagem - LITERLI, da UEMA, na linha de pesquisa Literatura e Sociedade, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Entre suas publicações acadêmicas em revistas científicas e capítulos de livros da área de Letras, destaca-se a organização da obra "Livro Infantil: arte, mercado e ensino (Paco Editorial, 2020), em parceria com Maria do Socorro Rios Magalhães. Tem interesse e experiência de pesquisa na área de Letras, com ênfase no campo da Leitura, Crítica e Teoria Literária, desenvolvendo estudos na Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Piauiense, Literatura Infantil e Juvenil, principalmente nos seguintes temas: fantasia na literatura, ficção e história, leitura literária e formação do leitor.

Published

2021-07-30

How to Cite

DOS ANJOS CARNEIRO, G.; DE SOUSA LIMA, L. S. .; FERNANDES DOS SANTOS, T. .; DA SILVA COSTA, V. H. .; MONTEIRO ROCHA, D. do R. . THE REFRAMING OF THE FEMALE IN CONTEMPORANEITY IN BARBAZUL, BY ANABELLA LÓPEZ . JUÇARA LANGUAGE JOURNAL, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 417–430, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2584. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2584. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos - TEMÁTICA LIVRE