A RESSIGNIFICAÇÃO DO FEMININO NA CONTEMPORANEIDADE EM BARBAZUL, DE ANABELLA LÓPEZ
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2584Resumen
O objetivo deste artigo é analisar no conto Barbazul (2017), de autoria da escritora e ilustradora Anabella López, a representação da mulher na sociedade patriarcal, considerando os contextos sócio-históricos do conto clássico matriz – adaptado pelo francês Charles Perrault – e da releitura contemporânea, bem como descrever a figura da mulher, dando ênfase ao comportamento feminino por meio dos elementos estruturais da narrativa. Para alcançar os objetivos propostos, mobiliza-se algumas contribuições teóricas e críticas de Candido (2002), Ceccantini (2011), Bozzetto Júnior (2009), Andruetto (2012) e Zolin (2005). A leitura do texto literário aponta que o protagonismo das personagens Barbazul e sua esposa representam a transfiguração de traços de referência à realidade no trato às condições de opressão sofridas pela mulher, numa perspectiva de ruptura das submissões do gênero feminino, promovidas pelo patriarcalismo. A obra literária Barbazul evidencia uma ressignificação do feminino, por meio de uma reelaboração estética na literatura, que humaniza e emancipa os leitores pressupostos crianças e jovens.
Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Conto de fadas. Barbazul. Representação da mulher.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Gnaína dos Anjos Carneiro, Luana Stefanny de Sousa Lima, Tayane Fernandes dos Santos, Vivian Hellen da Silva Costa, DHEIKY DO REGO MONTEIRO ROCHA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.