TRÊS QUESTÕES SOBRE FORMAÇÃO DE LEITORES: BIBLIOTECAS ESCOLARES, PRÁTICA DE LEITURA E FRAGMENTAÇÃO

Autores

  • Milena Ribeiro Martins UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v3i2.2049

Resumo

Este texto trata de três aspectos inter-relacionados do ensino de literatura. O primeiro deles diz respeito à necessidade de bibliotecas escolares e à sua centralidade na formação leitora; apresenta algumas políticas públicas de dotação de acervos e a lei que levaria, idealmente, à existência de bibliotecas em todas as escolas brasileiras. O segundo aspecto discutido é a insistência em discursos sobre o hábito e o prazer da leitura, quando a sua prática deveria ser o foco. Prazer e hábito são vistos como eventuais consequências da prática, motivo pelo qual esta última deve ser o alvo. E o terceiro tópico discute a fragmentação do tempo escolar e a predominância de textos curtos no contexto escolar, em detrimento da leitura de gêneros extensos (como romances e biografias), que propiciem continuidade de experiência leitora.

Biografia do Autor

Milena Ribeiro Martins, UFPR

É professora do Curso de Letras e da Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez Licenciatura em Letras (1995), Mestrado em Letras (1998) e Doutorado em Teoria e História Literária (2003) na Unicamp. Atualmente, dedica-se ao ensino e à pesquisa dos seguintes temas e áreas: Literatura Brasileira, História da Literatura, História do Livro e da Leitura, Monteiro Lobato, Modernismo Brasileiro, Formação de Leitores, Biblioteca escolar.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

RIBEIRO MARTINS, M. . TRÊS QUESTÕES SOBRE FORMAÇÃO DE LEITORES: BIBLIOTECAS ESCOLARES, PRÁTICA DE LEITURA E FRAGMENTAÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 6–17, 2019. DOI: 10.18817/rlj.v3i2.2049. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2049. Acesso em: 29 mar. 2024.