A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO “SERINGUEIRO/A ACREANO/A”: UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS POR ESSE SUJEITO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2521Resumen
Ao compreendermos o fenômeno da linguagem enquanto a habilidade que nos permite nos comunicarmos por meio de uma língua (MARTELLOTA, 2012), somos levados ao fato de que a linguagem é uma capacidade unicamente humana (CHOMSKY 1980, 2014; FIORIN, 2015; GUSDORF, 1976; KAIL, 2013; KUHL; DAMASIO, 2014). Capacidade esta que, segundo Hall (2016), encontra-se atrelada não somente à comunicação, mas nos permite ainda representar ao outro a forma como encaramos o mundo à nossa volta, nossos valores, costumes, cultura e identidades. Nesse sentido, entendendo a linguagem como uma prática social historicamente situada, tendo sua realização concreta e efetiva por meio do enunciado produzido em contextos reais de uso e interação (BAKHTIN, [1979] 2011; BRAIT, 2014; MOITA LOPES, 2006; VOLÓCHINOV, 2017), propomos como objetivo deste estudo analisar, por meio da Linguística Aplicada (LA) transdisciplinar/indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), o que os enunciados presentes numa entrevista organizada por Luisa Galvão Lessa (2002) junto a “seringueiros/as acreanos/as” podem fornecer em relação às representações construídas acerca do conjunto de práticas, identidades e cultura do/a “seringueiro/a acreano/a”. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa (SILVA, 2015), nos valendo de uma abordagem documental indireta (MARCONI; LAKATOS, [1983] 2012), tendo como fonte a obra A linguagem falada no vale do Juruá. Dessa forma, esse trabalho nos possibilitou, entre outras coisas, perceber a necessidade que há em se explorar a identidade do “seringueiro/a acreano/a” a partir dos enunciados produzidos pelos sujeitos denominados através desse termo, direcionando nossa atenção para o posicionamento dos sujeitos em relação às identidades.
Palavras chave: Seringueiro/a acreano/a. Linguagem(ns). Identidade(s). Representação(ões).
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