AS MARCAS DA LITERATURA DO NORTE DO TOCANTINS: MEMÓRIA, VIOLÊNCIA E TRAUMA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2850

Resumen

Ao trabalharmos com os diálogos entre literatura, história e memória podemos trazer muitas discussões que reativam lembranças não gratas, especialmente de determinadas situações de dores e sofrimentos. Neste sentido, este artigo possui como objeto o estudo da obra de Carmo Bernardes, Xambioá: paz e guerra (2005), tendo como objetivo principal examinar a construção da memória de resistência na Guerrilha do Araguaia e seus usos através das fontes da Literatura do Testemunho. Para efeitos metodológicos, tratar-se-á de um trabalho qualitativo, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema; igualmente, realizaremos análise de conteúdo do corpus dessa obra. Como resultado da pesquisa, consideramos que a violência e o medo são uma das marcas da literatura do Norte do Brasil, mais detidamente no Bico do Papagaio/TO; mesmo que ocorram tentativas de edificarem uma história oficial que oculte as dores e os traumas da região.  

Biografía del autor/a

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, UFNT

Está vinculado como Prof.º Adjunto III em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Violência e Estado, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Também, foi professor pela UFRGS no curso O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL), fazendo parte da equipe do Projeto de Investigação de Metodologia de Pesquisa em Ciência Política do Núcleo de Políticas Públicas (NEPU) e como professor docente do PPGCPOL/UFPel, no período 2013/2014. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Docente do PPG Letras/UFNT e do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais/UFNT. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa sobre cinema e literatura política, no período de 2019/2020. Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partido marxista-leninista, Ditadura Civil-militar; Literatura e Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura do Testemunho

Publicado

2022-07-28

Cómo citar

SAGRILLO FIGUEIREDO, C. A. AS MARCAS DA LITERATURA DO NORTE DO TOCANTINS: MEMÓRIA, VIOLÊNCIA E TRAUMA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 514–533, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2850. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2850. Acesso em: 19 abr. 2025.