PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA AMAZÔNIA MARAJOARA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 POR OUTRAS LINHAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i2.3010

Resumen

O presente estudo se propôs a analisar as práticas pedagógicas de Língua Inglesa (LI) à luz da perspectiva decolonislista sobre a hegemonia da LI na implementação da Lei nº. 10.639/03. O estudo foi realizado com um grupo de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública em Salvaterra-PA, da Amazônia Marajoara. Para tanto, apresentamos um diálogo com autores da Linguística Aplicada (LA) O estudo é de abordagem qualitativa e o método é sustentado na pesquisa-ação. Os resultados revelaram a desconstrução do caráter hegemônico do idioma pelos estudantes, e fomentou novas perspectivas históricas e culturais em torno do aprendizado da LI.

Biografía del autor/a

Karley dos Reis Ribeiro, UFPA

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Tradução e Interpretação do Inglês e Português pela Faculdade Integrada Brasil
Amazônia (2015). Graduado em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL);

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História, Mestre em Educação (UFPA), Linha de Pesquisa: Currículo e
Formação de Professores. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Especialista em Currículo e Avaliação na Educação Básica
pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Professora Permanente do PPLSA.

Camila de Cássia Brito, Universidade Federal do Pará – UFPA

Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA). Especialista em Gestão de Unidades de Informação pelo Instituto de Pós Graduação e Cursos - IPGC- (2018). Bacharel em Biblioteconomia
pela Universidade Federal do Pará (2013). Membro do Grupo Universitário de Educação de Jovens e Adultos - GUEAJA do Campus Universitário de Bragança/UFPA. 

Publicado

2022-12-29

Cómo citar

DOS REIS RIBEIRO, K.; AMORIM DOS SANTOS, R. .; DE CÁSSIA BRITO, C. PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA AMAZÔNIA MARAJOARA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 POR OUTRAS LINHAS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 116–132, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i2.3010. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3010. Acesso em: 20 dic. 2024.