Esta es un versión antigua publicada el 2025-09-16. Consulte la versión más reciente.

LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE ESSA PRÁTICA?

Autores/as

  • Adriana Das Chagas Pereira da Silva Uema
  • SORAYA DE MELO BARBOSA SOUSA UEMA/UESPI

Resumen

RESUMO

 

Este trabalho é resultado do recorte de uma das três vertentes investigadas para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – do Curso de Letras Português, da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Timon – Objetivou-se investigar as práticas docentes de ensino de literatura, a partir da voz dos alunos, em uma instituição escolar de ensino médio, da cidade de Timon - MA. Constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de estudos sobre concepções de letramentos como Soares (2012), Street (2014), Kleiman (2007, 2016); com conceitos de letramento literário como Cosson (2021) e Zapone (2012), entre outros que trazem a literatura em pauta de seus estudos, como Zilberman (2012); além das orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017, 2018), com ênfase no campo artístico literário para o ensino médio. Foi realizada uma investigação na escola, através da aplicação de questionários aos alunos. Para análise, teve-se como base os mecanismos enunciativos e as modalizações que constituem a infraestrutura textual, de acordo com o modelo de análise proposto pelo Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – Bronckart (2007). Os resultados alcançados ecoam para um ensino tradicional que limita a literatura a recortes de obras para os alunos, limitando-os, quanto ao avanço de sua competência literária e social. Para mais, as orientações dadas pela BNCC, documento que norteia a educação brasileira, não são levadas em consideração. Surge a necessidade de reflexões por parte dos docentes, para uma adequação das metodologias que garantam práticas de leitura literária que possibilitem uma formação crítica e social dos alunos.

 

Palavras chaves: Ensino de Língua Portuguesa; Práticas de leitura literária; Formação de leitores críticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf (mec.gov.br). Acesso em: 13 nov. 2021.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Ana Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2021.

KLEIMAN, Ângela.; ASSIS, Juliana. Alves. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2016.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

SOUSA, Soraya de Melo Barbosa. Formação inicial de professores de língua portuguesa: a preocupação em formar formadores de leitores de textos literários. 2020, 197p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) -Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, 2020.

STREET, Brian Vicente. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

ZAPONE, Mirian Hisae Yaegashi. et al. Práticas de letramento literário: O papel da escola na formação do leitor. Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, 2012. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as

zapone+2012+praticas+de+letramento+literario&bt. Acesso em: 13 de nov.2021.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Publicado

2025-09-16

Versiones