Sobre a Revista

Sobre a Revista

A Revista “Práticas em Extensão” é uma publicação eletrônica semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Alinha-se a uma das missões da UEMA de produzir, difundir, expandir e aplicar conhecimentos oriundos de ações extensionistas nos mais diversos campos do saber, com acesso amplo e gratuito a todos os interessados.

A missão da revista Práticas em Extensão é publicar artigos científicos, relatos de experiências de extensão e dossiês temáticos resultantes de atividades de extensão universitária relacionadas com as áreas temáticas estabelecidas pela Rede Nacional de Extensão e contidas no Plano Nacional de Extensão, a saber: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e, Trabalho.

São aceitos artigos e relatos de experiências extensionistas inéditos, escritos em português, e inglês. Nosso público-alvo são alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores de Instituições de Ensino da rede pública e privada nacional ou estrangeira, além de organizações governamentais e não-governamentais (ONG’s). Também são publicados dossiês especiais com artigos selecionados do Programa Institucional de Extensão – PIBEX e Extensão para Todos.

Atualmente a revista Práticas em Extensão (ISSN 2594-6528) é classificada como QUALIS B3 (Quadriênio 2017-2020). As submissões podem ser feitas por fluxo contínuo com qualquer temática referente a extensão universitária.

Periodicidade

A Revista Práticas em Extensão tem periodicidade semestral (dois números por ano) nos meses de julho/agosto e novembro/dezembro

Histórico do periódico

Criada em agosto de 2015, a revista ´Práticas em Extensão teve sua primeira edição publicada em outubro de 2017 no formato impresso. A partir de 2018, assume versão eletrônica. Todo o processo de submissão e acompanhamento do status do manuscrito é realizado via plataforma Open Journal Systems.

Política de Avaliação

A Revista Práticas em Extensão adota o sistema de avaliação por pares, modalidade duplo-cega. Nesta modalidade o avaliador não identifica a autoria do documento que está avaliando, nem que os autores identifiquem o avaliador do trabalho. A avaliação é realizada por avaliadores ad hoc, garantindo subsídio para a decisão final do Conselho Editorial. 

Política de Acesso Livre

A Revista Práticas em Extensão, dispõe de Acesso Aberto ao seu conteúdo, o que permite a disseminação da produção científica de modo livre, gratuito e imediato ao usuário, leitores ou sua instituição. Informamos que não é cobrada dos autores nenhuma taxa referente ao processo de submissão, avaliação, edição e publicação dos manuscritos.

A Revista Práticas em Extensão está licenciada sob uma licença Creative Commons 4.0 (CC-BY 4.0)  Licença Creative Commons

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este periódico, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Financiamento

A Revista Práticas em Extensão é financiada com recursos da Universidade Estadual do Maranhão e colaboração de  professores de diversas instituições brasileiras.

Indexação e registro em Bases de Dados

  • Sumários.org
  • Google Acadêmico
  • Latindex
  • LivRe
  • Actualidad Iberoamericana
  • LatinREV 
  • CAPES Periódicos