ACOMPANHAMENTO DE CASOS CLÍNICOS EM REBANHOS CAPRINOS E OVINOS NO MUNICÍPIO DE ARAIOSES, MARANHÃO

Autores

  • Helder De Moraes Pereira Universidade Estadual do Maranhão
  • Kely Janine Medeiros de Oliveira Curso de Medicina Veterinária, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Lisa Hauane de Melo Santana Curso de Medicina Veterinária, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Thallys Raphael Viana Silva Curso de Medicina Veterinária, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Nelson Costa Pinheiro Curso de Medicina Veterinária, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Leandro Henrique Veiga de Sousa Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Lucilene Martins Trindade Gonçalves Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Caroline Lima Santos Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Bruno Demétrio Carvalho Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.18817/rpe.v7i1.3141

Palavras-chave:

Sanidade, Manejo, Enfermidade

Resumo

A caprinovinocultura tem um importante papel socioeconômico, porém, possui baixa produtividade devido a falhas no manejo sanitário e ausência de acompanhamento técnico. Assim, torna-se de suma importância realizar um acompanhamento de casos clínicos nos rebanhos caprinos e ovinos.  Este trabalho foi realizado no município de Araioses. Para tanto, foi utilizado o cadastro dos criadores de caprinos e ovinos que já participavam do projeto MAIS EXTENSÃO. Foram realizadas visitas a pequenas propriedades de caprinos e ovinos, que foram avaliados clinicamente para identificação de possíveis alterações clínicas. Para cada animal enfermo, foi preenchida uma ficha para identificação do diagnóstico, tratamento e controle daquela enfermidade. Durante as visitas foram realizados exames clínicos, diagnóstico, tratamento de enfermidades, vermifugações, casqueamento, castração e orientações aos proprietários. Houve 139 casos de afecções podais, 8 de doença respiratória, 6 de linfadenite caseosa, 5 de ectima contagioso, 2 de verminose, 1 de hérnia inguinal, hérnia umbilical e compressão de vértebra cervical. Foram visitadas 10 propriedades, foram acompanhados 163 casos clínicos. As visitas técnicas foram de suma importância para a capacitação do bolsista e as intervenções realizadas tiveram impacto positivo para os pequenos produtores.

Biografia do Autor

Helder De Moraes Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Professor Doutor do Departamento das Clínicas Veterinárias, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2023-05-24

Edição

Seção

Relatos de Experiências Extensionistas