ACOMPANHAMENTO DE CASOS CLÍNICOS EM REBANHOS CAPRINOS E OVINOS NO MUNICÍPIO DE ARAIOSES, MARANHÃO

Autores/as

  • Helder De Moraes Pereira Universidade Estadual do Maranhão
  • Kely Janine Medeiros de Oliveira Curso de Medicina Veterinária, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Lisa Hauane de Melo Santana Curso de Medicina Veterinária, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Thallys Raphael Viana Silva Curso de Medicina Veterinária, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Nelson Costa Pinheiro Curso de Medicina Veterinária, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Leandro Henrique Veiga de Sousa Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Lucilene Martins Trindade Gonçalves Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Caroline Lima Santos Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.
  • Bruno Demétrio Carvalho Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.18817/rpe.v7i1.3141

Palabras clave:

Sanidade, Manejo, Enfermidade

Resumen

A caprinovinocultura tem um importante papel socioeconômico, porém, possui baixa produtividade devido a falhas no manejo sanitário e ausência de acompanhamento técnico. Assim, torna-se de suma importância realizar um acompanhamento de casos clínicos nos rebanhos caprinos e ovinos.  Este trabalho foi realizado no município de Araioses. Para tanto, foi utilizado o cadastro dos criadores de caprinos e ovinos que já participavam do projeto MAIS EXTENSÃO. Foram realizadas visitas a pequenas propriedades de caprinos e ovinos, que foram avaliados clinicamente para identificação de possíveis alterações clínicas. Para cada animal enfermo, foi preenchida uma ficha para identificação do diagnóstico, tratamento e controle daquela enfermidade. Durante as visitas foram realizados exames clínicos, diagnóstico, tratamento de enfermidades, vermifugações, casqueamento, castração e orientações aos proprietários. Houve 139 casos de afecções podais, 8 de doença respiratória, 6 de linfadenite caseosa, 5 de ectima contagioso, 2 de verminose, 1 de hérnia inguinal, hérnia umbilical e compressão de vértebra cervical. Foram visitadas 10 propriedades, foram acompanhados 163 casos clínicos. As visitas técnicas foram de suma importância para a capacitação do bolsista e as intervenções realizadas tiveram impacto positivo para os pequenos produtores.

Biografía del autor/a

Helder De Moraes Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Professor Doutor do Departamento das Clínicas Veterinárias, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão.

Publicado

2023-05-24

Número

Sección

Relatos de Experiências Extensionistas