A PRÁTICA DO PLÁGIO NAS ATIVIDADES ESCOLARES:
UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v8i1.3464Palabras clave:
Plágio., Papel da escola., Leitura., Estratégias de ensino.Resumen
O objetivo deste artigo foi discutir a respeito da reprodução não autorizada de obras e afins, denominada de plágio, expondo a problemática encontrada quando esse tipo de ação é praticado por alunos nos contextos do ensino básico (do fundamental ao médio) e do ensino superior. Discorre-se a respeito das motivações, bem como de quais são as consequências que podem advir desse tipo de prática. Outro objetivo deste artigo foi apresentar um projeto de extensão desenvolvido com turmas de ensino médio de escolas da rede pública no entorno da região de Carangola/MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho englobou a apresentação do tema sob a ótica de variados estudiosos, bem como a exposição do passo a passo seguido no desenvolvimento do projeto de extensão, com a utilização de atividades que colocam o aluno como sujeito da construção do seu conhecimento. Os resultados apontaram ser cada vez mais necessário o estudo e a aplicação de práticas de leitura e de pesquisa nas salas de aula da educação básica para que o problema seja, gradativamente, minimizado e não chegue até o ensino superior.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA PRÁTICAS EM EXTENSÃO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Uma vez publicado o trabalho, os direitos autorais passam a ser da Revista Práticas em Extensão.