POPULARIZANDO A FÍSICA QUÂNTICA CONCEITUAL E SUAS APLICAÇÕES ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v6i1.2754Palavras-chave:
conceitos, prática, mecânica quântica, pandemiaResumo
Por anos o ensino da Física tornou-se desafiador principalmente pela falta de equipamentos, laboratórios, formação continuada dos docentes e, atualmente, pela pandemia do novo Corona Vírus, gerando nos discentes um desinteresse pela disciplina. A Mecânica Quântica (M.Q.), ramo da Física que estuda o mundo subatômico, tem aplicações que podem ser encontradas no cotidiano e explicadas por suas propriedades quânticas. O objetivo deste estudo é apresentar resultados provenientes da aplicação de um projeto de extensão que durou 1 ano, onde foram tratados aspectos históricos e propriedades físicas conceituais relacionadas à M.Q. e suas aplicações por meio de experimentos realizados presencialmente com a utilização de laser e relé fotoelétrico, tendo ao longo do projeto uma mudança na metodologia para manter o isolamento social, implementado por decretos nacionais e estaduais decorrentes da pandemia. Os resultados dos questionários presenciais e virtuais são inspiradores, os alunos desenvolveram interesse pela área da Mecânica Quântica, principalmente pela explicação que ela oferece às séries/filmes que assistem. Além disso, com a chegada da pandemia as mudanças de hábitos presenciais para os virtuais foram relevantes para o ensino e divulgação científica, através das redes sociais, mantendo, apesar do isolamento, a expansão do conhecimento e popularização da ciência de maneira divertida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Uma vez publicado o trabalho, os direitos autorais passam a ser da Revista Práticas em Extensão.