QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INTERGERACIONAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v8i2.3815Resumo
Esse projeto teve como objetivo promover a inclusão social através dos saberes socioculturais com enfoque nas questões sociocientíficas (QSC´s). Mediante as ações desenvolvidas pelo Solidaris, de modo a promover a inclusão social do município participante da pesquisa, para estabelecer ações de cunho social e que contribuísse no estabelecimento de pontes entre os conhecimentos sociocientíficos e o Ensino de Química. As atividades do projeto aconteceram no âmbito de uma escola estadual de regime integral pertencente ao município de Soledade/ Paraíba. A mesma contou com a participação de estudantes das três séries do Ensino Médio. Para isso, foi pensada e executada uma sequência de atividades sistematizadas em 4 etapas, as quais envolviam: I. Sabão ecológico utilizando óleo de fritura; II. Produção de bolo utilizando as raquetes de palma forrageira; III. Produção artesanal de queijo de coalho e IV. Produção artesanal de iogurte. Produção artesanal de iogurte com leite de cabra. Perante os resultados obtidos foi possível constatar que o projeto trouxe contribuições pertinentes para o município de Soledade/Paraíba no geral, uma vez que contribuiu com a inclusão social dos estudantes, através dos saberes que propuseram debates, troca de conhecimentos e aprendizagem entre os envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA PRÁTICAS EM EXTENSÃO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Uma vez publicado o trabalho, os direitos autorais passam a ser da Revista Práticas em Extensão.