QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INTERGERACIONAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rpe.v8i2.3815

Resumo

Esse projeto teve como objetivo promover a inclusão social através dos saberes socioculturais com enfoque nas questões sociocientíficas (QSC´s). Mediante as ações desenvolvidas pelo Solidaris, de modo a promover a inclusão social do município participante da pesquisa, para estabelecer ações de cunho social e que contribuísse no estabelecimento de pontes entre os conhecimentos sociocientíficos e o Ensino de Química. As atividades do projeto aconteceram no âmbito de uma escola estadual de regime integral pertencente ao município de Soledade/ Paraíba. A mesma contou com a participação de estudantes das três séries do Ensino Médio. Para isso, foi pensada e executada uma sequência de atividades sistematizadas em 4 etapas, as quais envolviam: I. Sabão ecológico utilizando óleo de fritura; II. Produção de bolo utilizando as raquetes de palma forrageira; III. Produção artesanal de queijo de coalho e IV. Produção artesanal de iogurte. Produção artesanal de iogurte com leite de cabra. Perante os resultados obtidos foi possível constatar que o projeto trouxe contribuições pertinentes para o município de Soledade/Paraíba no geral, uma vez que contribuiu com a inclusão social dos estudantes, através dos saberes que propuseram debates, troca de conhecimentos e aprendizagem entre os envolvidos.

Biografia do Autor

Jacqueline Pereira Gomes, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEPB). Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB). Especialista em Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Docência do Ensino Superior pela FAVENI. Graduada em Licenciatura em Química pela UEPB. Membro e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação Química (GPMEQ/UEPB).

Fracisco Ferreira Dantas Filho, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professor no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (DQ-UEPB, Campina Grande-PB) desde 2011 (nível atual Associado A). Recebeu a sua formação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Curso de Licenciatura em Química, Pós - Graduação em Estudos Políticos e Estratégicos (ADESG), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Engenharia de Processos (UFCG). Atualmente é professor Associado B no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, atuando nas áreas de Ensino de Química e Química, desenvolvendo pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem em Química, Biomassa, biodiesel, bio-óleo e bioálcool. É vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM/UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias para a Educação em Química (GPMEQ/UEPB). Coordenador da Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vinculado ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) e do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba (CAPES). Integrante do projeto internacional "Universidades inclusivas: competencias clave de la comunidad universitaria para el desarrollo de la ciudadanía activa - SOLIDARIS.

Downloads

Publicado

2024-10-30