Ensino e Extensão
Uma análise longitudinal da prática de ensino associada à extensão
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v8i3.3823Palavras-chave:
Ensino e extensão, Teoria e prática, Curricularização, Consultoria de procedimentosResumo
Este relatório apresenta os resultados da análise das atividades práticas de consultorias de procedimentos realizadas na disciplina de Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos (TEAP) frente ao currículo de formação do curso de administração pública da Esag/Udesc de 2007. A disciplina de TEAP integra a grade curricular do Curso de bacharelado em Administração Pública, desde a primeira grade curricular, em 2004. Localizada no eixo de formação profissional e componente curricular da oitava (última) fase do curso, têm por definição, devido a sua característica de integrar teoria e prática, natureza de curricularização da extensão. Nela são desenvolvidas atividades práticas de consultoria de procedimentos, desde 2008, em que são atendidas demandas do setor público, possibilitando aos estudantes vivenciar na prática, os problemas, dilemas e necessidades de aprimoramento da gestão pública ou resolução de problemas. De outra parte, esta prática está integrada à extensão, por meio Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (LASP), e que com a nova política de extensão aprovada pela UDESC de curricularização da extensão (2023), surge o interesse em analisar quais são as disciplinas do currículo, e que foram mais acessados para o atendimento das demandas apresentadas pelos órgãos públicos? E ao mesmo tempo, a partir desta análise, mostrar que a curricularização da extensão é uma prática constante, contínua, que está integrada à matriz curricular do curso desde o início de sua implantação.
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