FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA/MA

Sarah Hapuque Ferreira de Sousa, Franciane Silva Lima, Hellen José Daiane Alves Reis, Andréa Martins Cantanhede

Resumo


RESUMO

As discussões em relação à formação de professores estão cada vez em destaque na sociedade e nos espaços escolares. Assim sendo, este trabalho propôs-se investigar a formação e atuação dos professores do ensino de Biologia da Educação básica nas escolas públicas da rede estadual do ensino médio em Chapadinha/Maranhão. Para a coleta de dados, foram levantadas informações por meio de visitas às escolas, aplicação de questionários estruturados e entrevistas. Treze professores participaram da pesquisa e os resultados indicaram que a maioria dos docentes de biologia (9) tem formação específica na área. Os docentes relataram a necessidade de melhoria nas estratégias didáticas utilizadas. A quantidade, a disponibilidade dos recursos oferecidos nas escolas e a falta de laboratórios de Ciências foram apontados pela maioria dos docentes como fatores que dificultam o ensino de Biologia. Nove professores entrevistados relataram a participação recente no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, o qual apresentou uma influência positiva para a sua capacitação profissional. Nesse sentido, a prática pedagógica é fortemente influenciada pelos saberes docentes, experiência de vida, história profissional, pelas relações com os alunos e demais atores da comunidade escolar; portanto, as expectativas de melhoria na qualidade do ensino e valorização do professor perpassam por políticas de formação e melhorias nas suas condições de trabalho.

Palavras-Chave: Ação Docente; Ensino de Biologia; Formação Continuada.

TEACHER TRAINING: FORMATION DIAGNOSIS AND BIOLOGY TEACHERS OF PUBLIC SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF CHAPADINHA / MA

ABSTRACT

The issue of training teachers is increasingly standing out in school spaces. In view of it, this study aimed to investigate the formation and activities of biology teachers of basic education in public schools of high school in Chapadinha/Maranhão: For data collection, was raised information through visits to schools, application of questionnaires half-open and interviews. Thirteen teachers participated in the survey and the results indicated that most biology teachers (9) has specific training in the area. Teachers report the need for improvement in teaching strategies used. The quantity, availability of resources offered in schools and the lack of science laboratories were mentioned by most teachers as factors that hinder the teaching of biology. Nine teachers interviewed reported the recent participation in the National Pact for to the high school Program which had a positive influence for the professional training of these teachers. In this sense, the pedagogical practice is strongly influenced by teaching knowledge, life experience, work history, by relations with students and other actors of the school community, and the improvement expectations in quality of education and enhancement of teacher pervade by training policies and improvements in their working conditions.

Keywords: Biology Teaching; Teaching Activities, Continuing Education

Texto completo:

PDF