REGRAS E MECICAS EM JOGOS

Daniella Rosito Michelena Munhoz, André Luiz Battaiola

Resumo


Jogos educacionais s recursos educacionais contemporeos e hvias pesquisas sobre o seu processo de design, o que passa pela compreens de elementos dos jogos, entre eles, a mecica. Mecicas de jogo e regras de jogo s terminologias mal definidas. O mau entendimento desses termos acarreta inconsistcias no vocabulio do design de jogos. Consequentemente, causa problemas de sistematizao em processos e modos de design. Atrav de uma revis cronolica da literatura se observa que a frequcia de uso do termo mecica ocorreu de forma crescente a ponto de se confundir com o termo regras, tradicional na literatura. O presente artigo revisa o processo de introduo, assimilao, adoo e consolidao do termo mecica no vocabulio e sua consequente imbricao com o termo regra. O artigo foi elaborado atrav de pesquisa de natureza aplicada, objetivo exploratio, abordagem qualitativa e com base em uma pesquisa bibliogrica, com o fim de determinar e analisar como os termos mecica e regras de jogo s referenciados na literatura de design de jogos. A pesquisa resulta em uma estrutura de quatro dimenss (CONTEXTO, ARTEFATO/GAME, ATIVIDADE/PLAY, AGENTE/JOGADOR) utilizada para posicionar estes termos dentro do espectro maior do jogo. Esta estrutura possibilita correlacionar mecicas de jogo e regras de jogo com as habilidades dos jogadores. Ao final, o artigo apresenta uma definio para ambos os termos.

Palavras-chave: Estrutura de jogo; Mecicas de jogo; Regras de jogo; Vocabulio de design de jogos.

RULES AND MECHANICS IN GAMES

ABSTRACT

Contemporary educational games and there are several series about its design process, which involves understanding the elements of the games, among them, the mechanics. Game mechanics and game rules are poorly defined terminologies. The incorrect use of inconsistencies in the vocabulary of game design. Consequently, it causes systematization problems in design processes and methods. Through a chronological review of the literature, it is observed that the frequency of use of thermo-intensity is configured in a growing conflict of terms, traditionally in the literature. This article reviews the process of incorporation, assimilation, adoption and consolidation of the term mechanics in the vocabulary and its consequent overlap with the term rule rule. The article was elaborated through the research of an interdisciplinary nature, with a qualitative approach and based on a bibliographical research, in order to determine and analyze how the terms and rules of game are referenced in the game design literature. The research results in a four-dimensional structure (CONTEXT, ARTEFATO/GAME, ACTIVITY/PLAY, AGENT/PLAYER) used to position these terms within the larger spectrum of the game. This structure allows to correlate game mechanics and game rules with the skill of the players. At the end, the article has a definition for both terms.

Keywords: Game structure; Game mechanics; Game rules; Vocabulary of game design.

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DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1821