MODELIZAO DIDICA NO ENSINO DE QUICA: CONSTRUINDO REPRESENTAES MENTAIS SOBRE AS ESTRUTURAS DOS OMOS

Tiago Rodrigues da Silva, Bruna Rodrigues da Silva, Izânio Barroso Cardoso do Nascimento, Tamyres Lopes Rios

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar a utilizao da modelizao didica no ensino e aprendizagem dos modelos aticos de Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr. Com isso, verificar as influcias dos modelos didicos na formao das representaes mentais nos estudantes. Para tanto, adotou-se o referencial teico da Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. A abordagem foi quali-quantitativa, sendo caracterizada por um estudo descritivo e exploratio. A modelizao didica foi aplicada com 32 alunos no 9 ano do Ensino Fundamental de uma escola plica de Timon/MA. Os dados foram coletados por meio de observaes dos pesquisadores acerca da produo e apresentao dos modelos didicos e um teste aplicado para averiguar como os conteos foram compreendidos pelos estudantes com a modelizao didica. As representaes estabelecidas pelos alunos foram categorizadas em proposicionais, imagem e modelo mental. Com os usos dos modelos didicos os alunos desenvolveram uma capacidade de identificar e caracterizar os modelos aticos de forma mais clara e objetiva. Nas anises do teste avaliativo foram quantificadas 128 representaes mentais, nas categorias proposicionais (P=5%), imagem mental (IM=16%) e modelo mental (MM=79%). O maior nero de MM indica que os alunos apresentaram uma compreens da linguagem cientica dos modelos aticos. Ao tmino da pesquisa foi constatado que os estudantes n apresentam dificuldades em compreender os modelos aticos quando trabalhados com base na modelagem didica e que sua utilizao estimulou a produo de representaes do tipo imagem e modelo mental.

Palavras-chave: Modelos aticos; Modelos didicos; Modelos mentais.

DIDACTIC MODELING IN THE TEACHING OF CHEMISTRY: CONSTRUCTING MENTAL REPRESENTATIONS ON THE STRUCTURES OF THE ATOMS

ABSTRACT

The article aims to analyze the use of didactic modeling in the teaching and learning of the atomic models of Dalton, Thompson, Rutherford and Bohr. With this, to verify the influences of the didactic models in the formation of the mental representations in the students. To that end, It was adopted the theoretical reference of Johnson-Laird's Theory of Mental Models. The approach was qualitative and quantitative, characterized by a descriptive and exploratory study. The didactic modeling was applied with 32 students from the 9th grade of Elementary School of a public school in Timon/MA. The data were collected through the observations of the researchers about the production and presentation of the didactic models and a test applied to discover how the contents were understood by the students with didactic modeling. The representations established by the students were categorized in propositional, image and model mental. With the use of didactic models, students developed the ability to identify and characterize the atomic models more clearly and objectively. In the analysis of the evaluative test, 128 mental representations were quantified, in the categories propositional (P = 5%), mental image (IM = 16%) and mental model (MM = 79%). The highest number of MM indicates that the students presented an understanding of the scientific language of the atomic models. At the end of the research, it was observed that the students did not present difficulties to understand the atomic models when worked on the basis of didactic modeling and that its use stimulated the production of representations of the type and image and mental model.

Keywords: Atomic models; Didactic models; Mental models.

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DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1830