IDEALISMO E CONTRADIÇÃO: OS CONCEITOS DE COMPETÊNCIAS E CULTURALISMO NO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1014Resumo
As recentes políticas educacionais têm apresentado como uma de suas características principais a pretensão de resolver os problemas da educação escolar por meio de mudanças curriculares. No Estado de São Paulo a Secretaria de Educação implementou em 2008 uma proposta curricular, que em 2010 foi transformada no currículo oficial paulista. Com uma concepção de currículo que incorpora premissas pós-críticas, a intenção anunciada objetivava melhorar os indicadores de qualidade da educação. Esse texto objetiva problematizar as possíveis contradições de uma proposta curricular que se anuncia como multiculturalista e orientada pela pedagogia das competências. Palavras chave: educação básica, política educacional, proposta curricular, teorias pós-críticas, São Paulo. IDEALISM AND CONTRADICTION: THE CONCEPTS OF COMPETENCES AND CULTURALISM IN SÃO PAULO'S PHYSICAL EDUCATION CURRICULUM ABSTRACT Recent educational policies have presented the supposed claim that it is possible to solve school education problems through curriculum changes as one of its main characteristics. In 2008, São Paulo Secretary of Education has implemented a curricular proposal that became São Paulo State official curriculum in 2010. Drawing on a concept of curriculum that incorporates post-critical premises, the announced intention aimed to improve the indicators of education quality. This paper aims to discuss the possible contradictions of a curricular proposal that advertises itself as multicultural and oriented by the Pedagogy of Competences. Keywords: basic education, educational policy, curricular proposal, post-critical theories, São Paulo.Downloads
Publicado
2015-12-30
Como Citar
Carvalho, C. do P. F. de, & Lopes, F. C. O. (2015). IDEALISMO E CONTRADIÇÃO: OS CONCEITOS DE COMPETÊNCIAS E CULTURALISMO NO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PAULISTA. PESQUISA EM FOCO, 20(2). https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1014
Edição
Seção
Artigos