EDUCAÇÃO MUSICAL E FORMAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO E DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO

Autores

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho Universidade Nove de Julho
  • Mauricio Braz de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1502

Resumo

RESUMO O objeto deste artigo foi problematizar o retorno do ensino musical à Educação básica brasileira. Tendo como foco o universo sociocultural da escola pública, o texto buscou situar as possibilidades e limites da formação musical a partir de uma compreensão mais ampla sobre o processo de construção social da Escola pública brasileira, da apreensão de suas determinações histórico-sociais e das insuficiências marcantes nessa expansão. Referiu criando o pensamento de Paulo Freire e o multiculturalismo crítico de Peter McLaren, analisou a Educação musical em perspectiva histórica, situando-a no contexto dos embates mais amplos pela definição da cultura e do currículo escolar. Palavras-chave: Educação Musical; Escola Pública; Currículo; Multiculturalismo.

Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação pela PUC-SP. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove DE Julho, Brasil.

Mauricio Braz de Carvalho, Universidade de São Paulo

Doutorando Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Musical pela ECA-USP. Professor da Educação Básica. Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Carvalho, C. do P. F. de, & Carvalho, M. B. de. (2017). EDUCAÇÃO MUSICAL E FORMAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO E DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1502

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)