EDUCAÇÃO MUSICAL E FORMAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO E DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1502Resumo
RESUMO O objeto deste artigo foi problematizar o retorno do ensino musical à Educação básica brasileira. Tendo como foco o universo sociocultural da escola pública, o texto buscou situar as possibilidades e limites da formação musical a partir de uma compreensão mais ampla sobre o processo de construção social da Escola pública brasileira, da apreensão de suas determinações histórico-sociais e das insuficiências marcantes nessa expansão. Referiu criando o pensamento de Paulo Freire e o multiculturalismo crítico de Peter McLaren, analisou a Educação musical em perspectiva histórica, situando-a no contexto dos embates mais amplos pela definição da cultura e do currículo escolar. Palavras-chave: Educação Musical; Escola Pública; Currículo; Multiculturalismo.Downloads
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Carvalho, C. do P. F. de, & Carvalho, M. B. de. (2017). EDUCAÇÃO MUSICAL E FORMAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO E DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1502
Edição
Seção
Artigos