EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO DAS PARASITOSES INTESTINAIS NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA

Autores

  • Sâmea Cristina Santos Gomes Universidade Federal do Maranhão
  • Sara Ramos Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão
  • Antonia Bárbara da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Allanna Keylla Silva Arruda Universidade Estadual do Maranhão
  • Níbia Maria da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Rael dos Santos Macedo Universidade Estadual do Maranhão
  • Emily Nunes Pereira Lima Universidade Estadual do Maranhão
  • Ingredy Elkana Andrade Ferreira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1123

Resumo

As parasitoses intestinais ainda apresentam altos índices de prevalência no Brasil, onde a falta de saneamento básico, ausência de conhecimentos e higiene pessoal precária ajuda a fazer com que estes índices sejam maiores nas comunidades periféricas. Este trabalho teve como objetivo levar conhecimento a comunidades periféricas a respeito das parasitoses intestinais e seus efeitos na população humana, enfatizando as ações de higiene pessoal e saneamento básico como fatores de prevenção para tais doenças. Trata-se de um estudo descritivo, de intervenção educativa realizada com moradores de três bairros da periferia do município de Grajaú – MA, em parceria com a Estratégia Saúde da Família dos respectivos bairros. Foram realizados exames coproscópicos por sedimentação espontânea em 143 crianças de 2 a 10 anos de idade, e a partir dos resultados, direcionou-se o processo educativo às crianças e aos pais e/ou responsáveis. A análise evidenciou uma prevalência de 60,14% de crianças parasitadas. A partir dos resultados, os pais e as crianças foram convidados a participar do momento educativo, aonde foram trabalhadas as questões de higiene pessoal e alimentar, com as crianças, por meio de atividades lúdicas. E com os pais foram trabalhados os temas de higiene pessoal, saneamento básico e medidas preventivas para parasitoses, por meio de rodas de conversa. Trabalhos como este, podem contribuir significativamente para futuras intervenções sociais básicas voltadas para a prevenção e controle das enteroparasitoses, bem como para o fortalecimento do empoderamento da comunidade que se faz necessário para que se possa ter um processo de educação em saúde fortalecido. Palavras-Chave: Educação em Saúde, parasitoses intestinais, crianças, comunidades periféricas. HEALTH EDUCATION AS NA INSTRUMENT FOR PREVENTION OF INTESTINAL PARASITOSIS IN MUNICIPALITY GRAJAÚ – MA ABSTRACT Intestinal parasites still have high prevalence rates in Brazil, where the lack of sanitation, lack of knowledge and poor personal hygiene helps to make these indices are higher in outlying communities. This study aimed to bring knowledge to outlying communities about the intestinal parasites and their effects in the human population, emphasizing the actions of personal hygiene and sanitation and the prevention factors for such diseases. This is a descriptive study of educational intervention carried out with residents of three neighborhoods on the outskirts of the city of Grajaú-MA, in partnership with the Family Health Strategy of the respective districts. Tests were performed schistosomiasis by spontaneous sedimentation in 143 children 2-10 years of age, and from the results, directed to the educational process to children and parents and / or guardians. The analysis showed a prevalence of 60.14% of parasitized children. From the results, parents and children were invited to participate in the educational moment, where were worked on issues of personal and food hygiene, with the children through play activities. And parents were worked themes of personal hygiene, sanitation and preventive measures for parasitic diseases, through conversation circles. Works like this, can significantly contribute to future basic social interventions for the prevention and control of intestinal parasites as well as to the strengthening of community empowerment that is needed so that we can have a process of education in strengthened health. Keywords: Health Education, intestinal parasites, children, peripheral communities.

Biografia do Autor

Sâmea Cristina Santos Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira/Bióloga. Professora Auxilia do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão.

Sara Ramos Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

Licencianda do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Centro de Estudos Superiores de Grajaú-MA.

Antonia Bárbara da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Licencianda do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Centro de Estudos Superiores de Grajaú-MA.

Allanna Keylla Silva Arruda, Universidade Estadual do Maranhão

Licencianda do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Centro de Estudos Superiores de Grajaú-MA.

Níbia Maria da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Licencianda do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Centro de Estudos Superiores de Grajaú-MA.

Rael dos Santos Macedo, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciando do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Centro de Estudos Superiores de Grajaú-MA.

Emily Nunes Pereira Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Licencianda do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Centro de Estudos Superiores de Grajaú-MA.

Ingredy Elkana Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

Licencianda do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Centro de Estudos Superiores de Grajaú-MA.

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Publicado

2016-07-08

Como Citar

Gomes, S. C. S., Rodrigues, S. R., da Silva, A. B., Arruda, A. K. S., Silva, N. M. da, Macedo, R. dos S., Lima, E. N. P., & Ferreira, I. E. A. (2016). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO DAS PARASITOSES INTESTINAIS NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1123

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