EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA NO CUIDADO COM IDOSOS HIPERTENSOS

Autores

  • Hartenisa Andrade Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Sâmea Cristina Santos Gomes Universidade Federal do Maranhão
  • Raina Jansen Cutrim Propp Lima Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1660

Resumo

O envelhecimento da população suscita a promoção da saúde por meio de programas e políticas de saúde voltadas para o enfrentamento das doenças crônicas como a hipertensão arterial. O estudo teve como objetivo sensibilizar os idosos e os seus cuidadores por meio de ações de Educação em Saúde direcionadas à prevenção dos agravos ligados à Hipertensão Arterial. Trata-se de um estudo descritivo, de intervenção educativa realizada com moradores de um bairro do município de Grajaú MA, 65 idosos participaram do estudo, e a partir dos resultados, direcionou-se o processo educativo aos idosos e seus cuidadores, sobre comportamentos preventivos relacionados com hipertensão arterial. O momento educativo contou com a participação de 103 pessoas, dentre as quais 42 cuidadores. Todos os envolvidos participaram ativamente das atividades, demonstrando uma compressão dos temas trabalhados. A população mostrou-se disponível e sensível com as ações propostas e desenvolvidas, sendo o processo educativo realizado numa abordagem horizontal, configurando a busca pelo empoderamento da comunidade acerca das questões abordadas, e enfatizando que a educação em saúde pode levar à promoção da saúde e consequentemente, a uma qualidade de vida para os idosos hipertensos. Palavras-chave: Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Idoso; Hipertensão Arterial.

Biografia do Autor

Hartenisa Andrade Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Estudos Superiores de Grajaú, Universidade Estadual do Maranhão. Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde de Formosa da Serra Negra - MA.

Sâmea Cristina Santos Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão e graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Saúde Coletiva – UFMA. Atualmente é professora da educação básica – ensino médio do Governo do Estado do Maranhão e professora do Curso de Medicina, campus Imperatriz, UFMA.

Raina Jansen Cutrim Propp Lima, Instituto Federal do Maranhão

Nutricionista. Mestranda em Saúde Coletiva – UFMA. Professora do Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Santos, H. A., Gomes, S. C. S., & Lima, R. J. C. P. (2018). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA NO CUIDADO COM IDOSOS HIPERTENSOS. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1660

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)