CONTRIBUTOS DOS ESTUDOS ÉTICOS DE FOUCAULT PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM PESQUISA

Autores

  • Sayarah Carol Mesquita dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Ciro Oliveira Bezerra Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1126

Resumo

Tomando como objeto o trabalho pedagógico em pesquisa desenvolvido pelo próprio estudante, compreende-se a importância de refletir acerca da formação dos sujeitos no âmbito do trabalho pedagógico, que ao nosso entendimento se realiza nos momentos dedicados a pesquisa, tendo como base os estudos éticos de Foucault. Nosso propósito é realizar um estudo sistemático de algumas obras deste autor que tratam da ética por meio do Método de Leitura Imanente, que possibilita que o iniciante em pesquisa transforme a si mesmo enquanto sujeito intelectual e pesquisador. O Método Imanente está estruturado em procedimentos que possibilita uma maior apreensão das categorias, conceitos e ideias que o texto revela, através do fichamento, elaboração da interpretação compreensiva e diário etnográfico, como forma de analisar as transformações ocorridas no percurso da pesquisa pelo próprio estudante. Os resultados obtidos ao longo da pesquisa do projeto PIBIC são: a importância que há em se apropriar dos conteúdos que uma obra traz por meio de um método de estudo sistematizado que promova um maior desenvolvimento (cognitivo, subjetivo, crítico etc.) dos estudantes iniciantes em pesquisa. A compreensão do real sentido do trabalho pedagógico efetuado pelos sujeitos e sua dimensão que se amplia para além da sala de aula. E por fim, a valorização da cultura da escrita como mecanismo indispensável na construção da autonomia intelectual dos sujeitos pedagógicos. Essa pesquisa nos direcionou para uma maior reflexão sobre o trabalho pedagógico e suas implicações no desenvolvimento dos sujeitos. Compreendendo a necessidade de continuação desse estudo que vai abrindo novos horizontes. Palavras-chave: ética, leitura imanente, trabalho pedagógico. CONTRIBUTIONS OF FOUCAULT'S ETHICAL STUDY FOR WORK EDUCATIONAL RESEARCH ABSTRACT Taking as object the pedagogical work in research developed by the student, understands the importance of reflecting about the formation of the subjects under the pedagogical work, which to our understanding takes place in moments dedicated to research, based on the ethical studies Foucault. Our purpose is to conduct a systematic study of some works by this author dealing with ethics through immanent reading method, which allows the beginner in search transformed himself as a subject intellectual and researcher. The immanent method is structured procedures that allows greater grasp of the categories, concepts and ideas that the text reveals, through the book report, preparation of comprehensive interpretation and ethnographic diary as a way to analyze the changes occurring in the research by the student route. The results achieved during the PIBIC project research are: the importance that is in appropriating the content that brings a work through a systematic study method to promote the further development (cognitive, subjective, critical etc.) of beginning students research. Understanding the real meaning of the teaching work by subject and its size that extends beyond the classroom. Finally, the appreciation of the written culture as an essential mechanism in building the intellectual autonomy of educational subjects. This research directed us to further reflection on the pedagogical work and its implications in the development of the subject. Understanding the need for continuation of this study will open new horizons. Keywords: ethics, immanent reading, pedagogical work.

Biografia do Autor

Sayarah Carol Mesquita dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas

Ciro Oliveira Bezerra, Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2016-07-08

Como Citar

Santos, S. C. M. dos, & Bezerra, C. O. (2016). CONTRIBUTOS DOS ESTUDOS ÉTICOS DE FOUCAULT PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM PESQUISA. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1126

Edição

Seção

Artigos