POLÍTICAS EDUCACIONAIS E JUVENTUDE: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS JUVENIS

Autores

  • Dilmar Kistemacher Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1218

Resumo

Neste trabalho apresentamos um recorte da pesquisa no campo das Políticas educacionais voltadas à elevação da escolaridade da juventude brasileira. A pesquisa apresenta a experiência e os sentidos que jovens beneficiários do ProJovem urbano, ENEM e PROUNI, enquanto programas que fazem parte de Políticas Públicas para o campo da Educação e para a juventude. O texto apresenta um estudo sobre a experiência e os sentidos atribuídos pelos jovens a suas trajetórias de formação. A análise do material, que compõe o corpus de análise, permitiu conhecer diversos os sentidos que jovens leopoldenses atribuíram à sua experiência na convergência de Políticas sociais contemporâneas. Palavras-chave: Educação. Juventudes. Políticas Públicas. ABSTRACT EDUCATIONAL POLITICS AND YOUT: A STUDY ABOUT YOUTH EXPERIENCES In this paper it is presented a cutting of the field research on educational politics turned towards the growing of the Brazilian you-th’s schooling. The field research presents the experience and the meanings which young beneficiaries of the Projovem Urbano (Urban Proyoung), ENEM and PROUNI, while programmes which take part of public politics pointed to the education and towards the youth. The text presents a study on the experience and the feelings attributed by the young peoples to their building paths. The analysis of the material which composes the corpus of analysis permitted to know the several meanings which Leooldense youngs attributed to their experience in the convergence of up-to date social politics. Keywords: Education. Youths. Public Politics.

Biografia do Autor

Dilmar Kistemacher, Universidade Federal do Maranhão

Mestre e Doutor em Educação/UNISINOS. Professor efetivo da UFMA – Codó

Downloads

Publicado

2017-01-22

Como Citar

Kistemacher, D. (2017). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E JUVENTUDE: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS JUVENIS. PESQUISA EM FOCO, 21(2). https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1218

Edição

Seção

Artigos